Ciclo de Shewhart, ciclo de Deming, PDCA e PDSA: Mitos, História e Conceitos

Quero, aqui, esclarecer alguns mitos que existem em relação a estes ciclos de melhoria, por exemplo: o PDCA não foi criado por Deming, mas, sim, pelos japoneses; o PDCA não surgiu do ciclo de Shewhart, mas, sim, do ciclo de Deming; o PDSA, este, sim, criado por Deming, não é uma modificação do PDCA, mas… Continuar lendo Ciclo de Shewhart, ciclo de Deming, PDCA e PDSA: Mitos, História e Conceitos

publicado
Categorizado como Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade: Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão (também chamado de gráfico de dispersão, diagrama de correlação, ou gráfico de correlação) é uma ferramenta utilizada para analisar a relação entre duas variáveis “x” e “y” e observar o seu padrão de comportamento. O diagrama de dispersão é uma forma visual de analisar a correlação entre duas variáveis, pois, uma… Continuar lendo Ferramentas Básicas da Qualidade: Diagrama de Dispersão

publicado
Categorizado como Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade: Estratificação de Dados

A estratificação é uma técnica de tratamento e análise de dados através da separação (ou estratificação) de dados variados, ou seja, é a subdivisão de um determinado grupo de dados em diversos sub-grupos, de acordo com alguns fatores desejados.

publicado
Categorizado como Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade: Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para se relacionar potenciais causas raízes a um determinado problema; cujo objetivo é facilitar a análise desse problema e a discussão sobre suas possíveis causas, dando foco e organizando o pensamento daqueles que estejam envolvidos nesse processo.

publicado
Categorizado como Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade: Checklist

O checklist é uma tabela ou lista, devidamente estruturada, com uma série de itens para verificação ou execução, sendo altamente adaptável a uma grande gama de propósitos.

publicado
Categorizado como Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade: Histograma

Um histograma é um gráfico com barras, verticais ou horizontais, utilizado para representar uma distribuição de frequências; tendo, no eixo X, dados organizados em classes (faixas, grupos, ou intervalos), em que a altura da coluna é proporcional à frequência da variável na sua classe (no caso em que os intervalos são iguais). Veja, a seguir,… Continuar lendo Ferramentas Básicas da Qualidade: Histograma

publicado
Categorizado como Qualidade

Programa 5S: Básico e Poderoso

O Programa 5S (ou 5S’s como alguns preferem), teve sua origem no Japão pós-guerra, tomando forma na década de 60, dentro da Toyota, como base para uma boa gestão de fábrica, consolidando-se a partir da década de 70, quando já ganha notoriedade global, como parte do Sistema Toyota de Produção, que o ocidente chama de… Continuar lendo Programa 5S: Básico e Poderoso

publicado
Categorizado como Qualidade

Diagrama de Afinidades: Como Usar Essa Ferramenta da Qualidade?

O Diagrama de Afinidades é uma ferramenta da qualidade utilizada para analisar e agrupar uma série de informações (ideias, opiniões, assuntos, etc.) conforme a afinidade que apresentam entre si. Esse método foi criado pelo geógrafo e antropologista japonês Jiro Kawakita, na década de 60, e por isso também é conhecido como Método KJ. O diagrama… Continuar lendo Diagrama de Afinidades: Como Usar Essa Ferramenta da Qualidade?

publicado
Categorizado como Qualidade

Como É a Qualidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade?

Segundo a ISO 9000:2000 – Fundamentos e Vocabulário, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto  de elementos inter-relacionados ou interativos de uma Organização para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses objetivos, com relação à Qualidade. Segundo a Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é… Continuar lendo Como É a Qualidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade?

publicado
Categorizado como Qualidade

Qualidade 4.0: A Nova Fronteira!

O termo Qualidade 4.0 deriva do termo Indústria 4.0 (4ª Revolução Industrial) e representa a área tradicional de Qualidade utilizando-se, basicamente, da união das seguintes tecnologias: conectividade + inteligência artificial + computação em nuvem + automação. As novas ferramentas disponíveis incluem processamento inteligente, aprendizado de máquina (machine learning), dispositivos e operações conectados entre si (internet… Continuar lendo Qualidade 4.0: A Nova Fronteira!

publicado
Categorizado como Qualidade

Os 3 Inimigos da Manufatura

Usados, originalmente, no Sistema Toyota de Produção (e chamados de 3 M’s), os termos “muda”, “mura”, e “muri” representam situações contrárias à qualidade e à boa manufatura, e que, por isso, devem ser constantemente monitoradas e eliminadas (ou reduzidas). Vamos vê-los, a seguir.

publicado
Categorizado como Qualidade

Shisa Kanko – Uma Eficaz Técnica Japonesa para Redução de Erros

Shisa Kanko (“pointing and calling” no Inglês, ou “apontar e falar” no Português) é uma técnica japonesa de verificação de pontos importantes e críticos com o objetivo de evitar erros, cujas origens apontam o uso nas ferrovias do Japão, no começo do século XX, ao se buscar maior confiabilidade na condução dos trens e segurança… Continuar lendo Shisa Kanko – Uma Eficaz Técnica Japonesa para Redução de Erros

publicado
Categorizado como Qualidade

O Princípio dos 3 “GEN” para a Solução de Problemas

A Toyota é famosa pelo seu sistema de produção, conhecido mundialmente por Lean Manufacturing, e, dentre as suas várias facetas, o princípio (ou filosofia, como a própria Toyota se refere) dos 3 “GEN” é um aspecto bastante interessante, e que merece ser incorporado ao dia a dia das Organizações. Os 3 “GEN” são:

publicado
Categorizado como Qualidade

Os Mandamentos da Qualidade

A minha experiência de mais de 13 anos de gestão na indústria me mostrou que existem alguns mandamentos que devem ser obedecidos dentro de uma Organização, a fim de que consigamos obter a tão desejada (e mais do que nunca, necessária) qualidade. Vou enumerá-los, a seguir:

publicado
Categorizado como Qualidade

Comparativo Histórico dos Programas de Qualidade

Controle da Qualidade Total, Lean Manufacturing, Zero Defeito, Gestão da Qualidade Total, Manutenção Produtiva Total, Teoria das Restrições, Six Sigma, são, provavelmente, os mais conhecidos Programas de Qualidade, mas, para os menos envolvidos, pode haver alguma confusão entre eles. Pensando nisso, fiz um comparativo histórico com as características principais de cada um.

publicado
Categorizado como Qualidade

Por que a Maioria dos Programas de Qualidade Fracassam?

A novidade vem primeiro do CEO para os Gerentes, e depois, destes, para suas equipes: – Precisamos indicar algumas pessoas da nossa área para iniciar um novo treinamento para a implantação de um novo Programa de Qualidade. As pessoas se entreolham e, tentando entender exatamente do que se trata, começam a pensar a respeito. As… Continuar lendo Por que a Maioria dos Programas de Qualidade Fracassam?

publicado
Categorizado como Qualidade
Por favor, leia nossos Termos de Uso!