Os 3 Inimigos da Manufatura

Os 3 Inimigos da Manufatura

Usados, originalmente, no Sistema Toyota de Produção (e chamados de 3 M’s), os termos “muda”, “mura”, e “muri” representam situações contrárias à qualidade e à boa manufatura, e que, por isso, devem ser constantemente monitoradas e eliminadas (ou reduzidas). Vamos vê-los, a seguir.

Muda

Representa qualquer atividade que consome recursos sem criar valor para o cliente; é o desperdício. Nessa categoria, podemos encontrar num processo qualquer um dos 7 desperdícios a seguir:

  • Espera: O tempo de espera por materiais, pessoas, equipamentos, informações, etc.
  • Defeito: Qualquer defeito no produto trará prejuízos à Organização, seja por retrabalho, por um reparo necessário, ou, pior ainda, pelo impacto no
    cliente!
  • Transporte: Todo deslocamento de material, de um local para outro, que não agrega valor ao produto!
  • Movimentação: Todo movimento de pessoas que não agrega valor ao produto, seja para buscar ferramentas, peças, informações, ajuda, etc.
  • Excesso de Estoque: Matéria-prima mais do que o necessário, seja por falta de confiança na entrega, por problemas de qualidade, por falhas na programação, etc. Alto inventário, normalmente, esconde algum problema!
  • Excesso de Produto Acabado:Produção maior do que aquela necessária para atender o cliente é desperdício!
  • Mau Processamento: Toda operação que não agrega valor ao produto não é percebida pelo cliente, sendo apenas um desperdício.

Mura

Atividade executada de forma inadequada, sem padronização; é, por exemplo, a irregularidade no processo de produção.

Muri

Representa a atividade que exige muito esforço para ser executada; ou que causa sobrecarga, seja no operador, seja no equipamento.

Para seguir no caminho da produção enxuta, cuide para detectar, eliminar ou, pelo menos, minimizar os 3 inimigos (muda, mura, e muri) da manufatura.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.