Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP)

Disciplina e Planejamento!

Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP)

APQP é uma sigla que vem do inglês Advanced Product Quality Planning, ou seja, Planejamento Avançado da Qualidade do Produto. É uma metodologia de gestão de projetos da indústria automotiva que serve para definir e estabelecer, para cada produto/serviço novo ou modificado, os passos necessários para assegurar que esse produto/serviço satisfaça o cliente. Essa metodologia procura reunir e distribuir os recursos necessários ao projeto a fim de garantir a qualidade final do produto, identificando os pontos críticos do projeto e otimizando os recursos envolvidos. O APQP pressupõe a utilização de uma equipe multidisciplinar e a definição clara do escopo do projeto.

O APQP era um dos manuais da antiga QS9000, norma de qualidade complementar à ISO9001 a que estavam submetidos os fornecedores da Ford, GM e Mercedes-Benz. A QS9000 deu origem à atual TS16949. Essas normas de qualidade e seus critérios adicionais de qualidade são poderosos instrumentos que o mundo industrial globalizado deve lançar mão para manter sua competitividade.

As áreas mais envolvidas com o APQP são: Comercial, R&D (Pesquisa e Desenvolvimento), Engenharia de Produto, Engenharia de Processos, Qualidade, Produção e Compras. As fases “macro” são: Conceito e Planejamento, Projeto e Desenvolvimento do Produto, Projeto e Desenvolvimento do Processo, Validação do Produto e Processo, e Produção Seriada. Veja abaixo um desenho esquemático da visão geral do APQP.

Veja, a seguir, um fluxograma genérico do Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, com as principais fases e atividades envolvidas.

Veja abaixo um comparativo entre as fases de projeto geridas pelo APQP, Six Sigma e PMI (Project Management Institute):

Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP)

PPAP é o acrônimo de Production Parts Approval Process, que em português significa processo de aprovação de peças de produção. É metodologia utilizada para garantir que um novo fornecimento de uma peça de produção esteja de acordo com os requisitos estabelecidos. O PPAP busca assegurar que o processo de produção tem potencial para produzir peças que atendam os requisitos durante lotes regulares de produção.

O processo de aprovação da peça é normalmente requerido quando há uma nova peça a ser produzida, quando é feita uma correção em peça submetida anteriormente, ou quando é feita uma modificação ou alteração de engenharia na peça já fornecida. Adicionalmente, os fornecedores devem notificar o cliente e submeter a aprovação da peça antes da primeira expedição nas seguintes situações: uso de material opcional; ferramental modificado, reparado ou novo; alteração no processo de manufatura; transferência de ferramental; alteração de subfornecimento. Mesmo que o cliente dispense formalmente a submissão do PPAP, todos os itens dos arquivos da documentação devem ser atualizados para refletir a situação atual.