Ferramentas Básicas da Qualidade: Diagrama de Dispersão

Ferramentas Básicas da Qualidade: Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão (também chamado de gráfico de dispersão, diagrama de correlação, ou gráfico de correlação) é uma ferramenta utilizada para analisar a relação entre duas variáveis “x” e “y” e observar o seu padrão de comportamento. O diagrama de dispersão é uma forma visual de analisar a correlação entre duas variáveis, pois, uma vez colocados os dados no gráfico, obtém-se uma dispersão de pontos, cujo padrão (ou forma) poderá sugerir se uma variável cresce quando a outra cresce (correlação positiva), ou, pelo contrário, se diminui quando a outra cresce (correlação negativa), ou ainda, se não há nenhuma relação entre elas (correlação nula).

O diagrama de dispersão é utilizado quando as variáveis são “contínuas”, ou seja, quando podem assumir qualquer valor (inteiro ou fracionário); e quanto mais correlacionadas as variáveis, mais os pontos do gráfico estarão próximos de uma linha de tendência imaginária, e agrupados. Dessa forma, as correlações, positivas ou negativas, podem ser ditas fortes ou fracas.

tipos de diagramas de dispersão

Usos

O diagrama de dispersão é uma ferramenta básica da qualidade que pode ser utilizada:

  • Identificar possíveis causas raízes: na busca por causas raízes de não conformidades, pode-se usar o diagrama de dispersão para fazer uma análise de correlação, buscando, inicialmente, identificar alguma conexão entre as duas variáveis.
  • Validar uma causa raiz de um diagrama de Ishikawa: após fazer um brainstorming de causa e efeito usando um diagrama espinha de peixe, pode-se determinar, objetivamente, se (e quanto) uma causa e um efeito em particular estão correlacionados.
  • Analisar o comportamento entre duas variáveis: ao se analisar a correlação entre duas variáveis, entendendo seu comportamento, pode-se determinar apropriadas ações subsequentes dentro de algum estudo. 

Exemplos

São inúmeras e variadas as possibilidades de aplicação, por exemplo, para estudar a relação entre:

  • horas-extras e defeitos de produção
  • margem de contribuição e volume de vendas
  • variação cambial e custo de matéria-prima
  • preço do combustível e preço do frete
  • horas de treinamento e eficiência de produção
  • horas-extras e acidentes de trabalho
  • vendas e satisfação do cliente

Correlação e Causalidade

Devemos ter em mente que correlação não implica em causalidade, ou seja, duas variáveis estarem correlacionadas não quer dizer que uma é causa da outra. Pois, quando a venda de sorvetes aumenta nos dias quentes de verão, aumentam também as vendas de água de coco, e, apesar de haver correlação, uma não é causa da outra, pois, ambas, são causadas pelo calor.

Como descobrir, então, se há causalidade, além de correlação? Se você precisar descobrir se há relação de causalidade, poderá utilizar-se de um método estatístico chamado de “teste de hipótese”; e, conhecendo-se o processo, verifica-se, depois, na prática, sua causalidade.

Confira um modelo de gráfico de dispersão em planilha eletrônica, na página de Downloads.

O diagrama de dispersão é uma ferramenta básica da qualidade que, ao mesmo tempo, é simples e expressiva, pois, com seu recurso visual, pode nos dar preciosa e esclarecedora contribuição onde seja requerida.

 


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro Mecânico (UFPR), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Mecânica (UFPR), pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV), Tem mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 20 dedicados a atividades de gestão e liderança, tendo trabalhado em renomadas empresas multinacionais, com vivência profissional internacional na Europa, Ásia e América Latina. Rodrigo obteve certificação Black Belt na metodologia Seis Sigma, certificação Practitioner em Programação Neurolinguística, certificação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, e formação complementar em Docência pela Fundação Getúlio Vargas. Rodrigo Vargas tem vários livros publicados nas áreas de gestão, finanças, e cognição; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2021 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.