Contabilidade Financeira

Informando os fatos contábeis e atendendo às demandas legais!

Introdução

O objetivo da contabilidade financeira é o de registrar (qualitativamente e quantitativamente), nas devidas contas contábeis, os fatos que alteram o patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) de uma empresa, seguindo as normas contábeis aplicáveis. “Balanço” é o nome do documento onde são demonstrados os saldos das contas de um determinado período.

O método das partidas dobradas, usado universalmente, diz que o total de valores lançados a débito deve ser sempre igual ao total dos valores lançados a crédito.

Contabilidade financeira - Gestão Industrial

Princípios Contábeis

  • Princípio da Entidade: em que o patrimônio da entidade não deve se confundir com o de seus sócios;
  • Princípio da Continuidade: em que há presunção de que a entidade continuará seus negócios no futuro, pelo que, a mensuração e apresentação dos componentes contábeis deve levar isso em conta;
  • Princípio da Oportunidade: diz respeito ao fato de que as demonstrações contábeis devem ser feitas no momento em que ocorrem e de forma integral;
  • Princípio do Registro pelo Valor Original: esse princípio diz que os registros da contabilidade devem ser efetuados pelo valor original, em moeda corrente do país. Portanto, utilizando-se o valor de aquisição do bem, ou pelo seu custo de fabricação, incluindo-se também as despesas efetuadas para sua fabricação.
  • Princípio da Competência: esse princípio determina que as receitas e despesas sejam reconhecidas no momento em que ocorram os seus respectivos fatos geradores (evento econômico), independentemente de seu recebimento ou pagamento. Em contrapartida a esse princípio, também chamado de Regime de Competência, existe o chamado Regime de Caixa, quando as receitas e despesas devem ser reconhecidas no momento em que os recursos financeiros são efetivamente recebidos (no caso das receitas) ou pagos (no caso das despesas).
  • Princípio da Prudência: é aquele que determina que, em alternativas igualmente válidas para a quantificação da variação patrimonial, deve-se adotar o menor valor para o Ativo, e o maior valor para o Passivo.

Balanço, Balancete e DRE

  • Balanço: é o demonstrativo dos saldos das contas de Ativo e Passivo de um determinado período, geralmente um ano.
  • Balancete: além dos saldos das contas de Ativo e Passivo, nele são demonstradas também as contas de receitas e despesas incorridas em um determinado período contábil.
  • Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE): nele são demonstradas todas as contas de despesas e receitas, com o objetivo de verificar a existência ou não de lucro, bem como proporcionar análise sobre os resultados.

Balanço

Na contabilidade, há o princípio básico da paridade, em que, no Balanço de uma empresa, o Ativo é igual ao Passivo, ou seja:

Ativo = Passivo

Bens + Direitos = Obrigações + Patrimônio Líquido

Ativo Circulante + Ativo Permanente = Passivo Circulante + Passivo Permanente

Disponível + Realizável a Longo Prazo + Ativo Permanente = Exigível a Curto Prazo + Exigível a Longo Prazo + Patrimônio Líquido

Veja na figura abaixo um exemplo de Balanço Com a visão Clássica e a Moderna (de Fleuriet, ou Dinâmica)

Balanço patrimonial

Balanço patrimonial - conceito moderno

Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)

Dois exemplos de DRE (demonstrativo de resultados do exercício), um pelo sistema de custeio de absorção (exigido legalmente no Brasil), e outro pelo sistema de custeio variável.

DRE por CUSTEIO DE ABSORÇÃO

RECEITA BRUTA
( -) Impostos s/ Vendas
(=) RECEITA LÍQUIDA
(-) MOD (mão de obra direta)
(-) Custo de matéria-prima
(-) Custos Indiretos de fabricação
(=) LUCRO BRUTO
( -) Despesas Operacionais
     Despesas Administrativas
     Despesas de Vendas
     Outras despesas operacionais
(=) LAJIR
(-) Despesas Financeiras
(+) Receitas Financeiras
(=) LUCRO OPERACIONAL
(+/-) Rec/Desp não operacionais
(=) LUCRO ANTES DO IR (LAIR)
( -) Imposto de Renda
(=) LUCRO LÍQUIDO

DRE por CUSTEIO VARIÁVEL

RECEITA BRUTA
( -) Impostos s/ Vendas
(=) RECEITA LÍQUIDA
( -) Custos variáveis de fabricação
(-) Despesas variáveis de fabricação
(=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
(-) Custos fixos
( -) Despesas fixas
     Despesas Administrativas
     Despesas de Vendas
     Outras desp operacionais
(=) EBITDA
(-) Despesas de depreciação e amortização
(=) LAJIR (EBIT)
(-) Despesas Financeiras
(+) Receitas Financeiras
(=) LUCRO OPERACIONAL
(+/-) Rec/Desp não operacionais
(=) LUCRO ANTES DO IR (LAIR)
( -) Imposto de Renda
(=) LUCRO LÍQUIDO

Algumas Definições Relativas aos Sistemas de Custeio

Relativo ao Sistema de Custeio Variável

Custos: são gastos (desembolsos) associados à realização do produto ou serviço fornecido pela empresa.

Despesas: são gastos (desembolsos) associados à administração da empresa e seus esforços para a venda dos produtos, não sendo ligados à realização do produto ou serviço fornecido pela empresa.

Tipos de Custos:

Custos Variáveis: são aqueles custos que variam de acordo com o volume de produção, ou seja, se a produção aumenta, esse tipo de custo aumenta, se a produção cai, esse tipo de custo cai proporcionalmente. Exemplo típico: custo de matéria-prima, frete de compras de matéria-prima, mão-de-obra direta (da produção).

Custos Fixos: são aqueles custos que pouco ou nada variam de acordo com o volume de produção (ainda que o seu valor não permaneça, necessariamente, o mesmo). Exemplos típicos: aluguel, água, energia (parte da energia poderá ser lançada como custo variável), manutenção de equipamentos, depreciação.

Tipos de Despesas:

Despesas Variáveis: despesas que variam de acordo com o volume de produção ou vendas. Exemplo: despesas de marketing, comissões sobre vendas, frete sobre vendas.

Despesas Fixas: são despesas que não variam significativamente de acordo com o volume de produção ou vendas. Exemplo: limpeza, segurança, telefonia, internet, material de escritório, salário do pessoal administrativo.

Relativo ao Sistema de Custeio por Absorção

Custo Direto: são gastos (desembolsos) associados diretamente à realização do produto ou serviço fornecido pela empresa. Exemplos: mão-de-obra, matéria-prima, embalagem, frete sobre compra de matéria-prima.

Custo Indireto: são gastos (desembolsos) associados indiretamente à realização do produto ou serviço fornecido pela empresa. Exemplos: aluguel, água, energia, manutenção, depreciação.

Despesas: são gastos (desembolsos) não associados à realização do produto ou serviço fornecido pela empresa. Exemplos: limpeza, segurança, telefonia, internet, material de escritório, salário do pessoal administrativo

Conceitos de custo por absorção e custo variável

Principais Normas Contábeis

  • IFRS (International Financial Reporting Standard) – Publicada pelo IASB (International Accounting Standards Board), é um conjunto de normas adotada pela Comunidade Econômica Européia
  • US-GAAP (Generally Accepted Accounting Principles in the United States) – são as normais contábeis americanas, publicadas pela FASB (Financial Accounting Standards Board). Diferem ainda, substancialmente, das normas européias (IRFS).
  • BR-GAAP – é o conjunto de normas contábeis brasileiras, publicado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), e estão baseadas na norma internacional européia (IFRS)

Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2018 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.


Olá! Depois de bastante trabalho, consegui reunir o conteúdo dos tópicos da Gestão Industrial, nas versões eBook ou papel. O livro Gestao Industrial de A a Z está disponível na Amazon, onde você pode comprar com a segurança do líder global em vendas online.