O Princípio dos 3 “GEN” para a Solução de Problemas

O Princípio dos 3 "GEN" para a Solução de Problemas

A Toyota é famosa pelo seu sistema de produção, conhecido mundialmente por Lean Manufacturing, e, dentre as suas várias facetas, o princípio (ou filosofia, como a própria Toyota se refere) dos 3 “GEN” é um aspecto bastante interessante, e que merece ser incorporado ao dia-a-dia das Organizações.

Os 3 “GEN” são:

  • GENBA: significa “local real”, ou seja, é onde as coisas acontecem, e, numa Organização industrial, é conhecido como chão de fábrica. O pensamento Genba implica que as ações e processos sejam tão transparentes quanto possível, pois essa visibilidade permite identificar áreas onde melhorias potenciais possam ser feitas, bem como, encontrar as melhores soluções para os problemas. Além disso, o Genba significa estar efetivamente no local onde haja o foco de atenção, vivenciando seus os processos.
  • GENBUTSU: quer dizer “o produto real”, ou seja, é o objeto de análise. Significa ter contato, conhecer, experimentar, testar e analisar a peça ou produto que se quer encontrar a solução para algum problema, ou executar determinada melhoria.
  • GENJITSU: quer dizer “realidade”, e significa conhecer os fatos relacionados ao que se está estudando. Consiste em, objetivamente falando, analisar os fatos mais recentes e mais vinculados ao objeto de nossa atenção.

O Princípio dos 3 "GEN" para a Solução de Problemas

Não devemos confundir esses 3 “GEN”, que chamamos de princípios, com a metodologia de solução de problemas (MASP ou 8D), porque, enquanto os primeiros significam uma filosofia, um modo de agir, os segundos são ferramentas ou roteiros, ou seja, se referem a forma de agir.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2018 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.