Ferramentas Básicas da Qualidade: Checklist

O checklist é uma tabela ou lista, devidamente estruturada, com uma série de itens para verificação ou execução, sendo altamente adaptável a uma grande gama de propósitos.

É um recurso utilizado com o objetivo de reduzir a possibilidade de falhas, para garantir o procedimento correto, prevenir erros e problemas de segurança, entre outros motivos; geralmente causados por esquecimento ou falta de atenção.

É feito de forma preliminar a um trabalho (como antes de operar uma máquina), ou subsequentemente a ele (como a inspeção de produto), dependendo do que seja o mais apropriado.

Os checklists podem estar disponíveis, hoje, em papel, terminais de computador, ou em dispositivos móveis, dependendo, basicamente, da estrutura de TI da Organização, e dos recursos disponíveis. Porém, papel e caneta estão acessíveis a qualquer um.

Pode ser utilizado em inspeção de produto, em etapas críticas ou no final do processo, em verificação de lotes antes de embarques, em manutenção de equipamentos, na operação de equipamentos, em segurança operacional, em atividades de limpeza, e em qualquer processo ou atividade em que se necessite a verificação de determinados parâmetros.

Vejamos um exemplo de um checklist, que deve ser preenchido pelo representante de vendas, antes da viagem de carro que fará para visitar clientes.

Veja a planilha com o checklist, na página de downloads.

O checklist é uma ferramenta simples, fácil de implantar, e que pode trazer muitos benefícios para a Organização e aqueles que a utilizam.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro Mecânico (UFPR), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Mecânica (UFPR), pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV), Tem mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 20 dedicados a atividades de gestão e liderança, tendo trabalhado em renomadas empresas multinacionais, com vivência profissional internacional na Europa, Ásia e América Latina. Rodrigo obteve certificação Black Belt na metodologia Seis Sigma, certificação Practitioner em Programação Neurolinguística, certificação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, e formação complementar em Docência pela Fundação Getúlio Vargas. Rodrigo Vargas tem vários livros publicados nas áreas de gestão, finanças, e cognição; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2021 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.