8 Princípios para Ser Mais Feliz no Trabalho e na Vida!

8 Princípios para Ser Mais Feliz no Trabalho e na Vida!

A felicidade depende de nós mesmos – Aristóteles

Se você pensa que irá descobrir alguma novidade, lamento, mas não irá. Tudo o que eu vou lhe contar, absolutamente tudo, já é conhecido, senão por todos, pela grande maioria das pessoas sobre a face da Terra. Praticamente tudo que lhe direi já foi tema de incontáveis livros e de pesquisas de neurociência. Autores de best-sellers como Norman Vincent Peale, Napoleon Hill, Dale Carnegie, Carl Young, Daniel Goleman, Gretchen Rubin, Susan Andrews, Jordan Peterson entre tantos outros, ao longo do tempo, já esmiuçaram vários dos princípios que vou expor.

Na verdade, o simples bom senso da maioria das pessoas concordará que esses princípios que irei numerar são totalmente pertinentes. Mas, então, por que eu ouso lhe contar algo já tão conhecido? Continue lendo “8 Princípios para Ser Mais Feliz no Trabalho e na Vida!”

Conheça as Competências Socioemocionais (Soft Skills) Que as Empresas Estão Buscando!

Soft Skills - Competências Socioemocionais

Até há algumas décadas atrás, a preocupação do profissional que queria construir um currículo sólido era ter uma boa preparação acadêmica, cursos de extensão, pós-graduação, e todo treinamento que oferecesse robustez ao conjunto de suas competências técnicas (hard skills); mas pouca importância se dava às competências socioemocionais (soft skills). Pois, assim era, também, a forma com que pensavam os recrutadores, em geral. Hoje em dia, ao contrário, começou-se a valorizar sobremaneira as competências socioemocionais, tanto quanto as técnicas, ou até mais. Continue lendo “Conheça as Competências Socioemocionais (Soft Skills) Que as Empresas Estão Buscando!”

Como Pensar Melhor Antes de Decisões Importantes?

Como Pensar Melhor Antes de Decisões Importantes?

Seja para decidir sobre a fusão de empresas ou a nova estratégia de Marketing, ou mesmo sobre a sua mudança de emprego, é importante pensar bem e refletir o suficiente em cima das alternativas; acontece que, nem sempre, o fazemos. Esses são apenas alguns exemplos de decisões importantes e com consequências relevantes na vida da Organização, ou mesmo na sua própria vida.  Nesse artigo vamos falar sobre como pensar melhor antes de tomar decisões. Continue lendo “Como Pensar Melhor Antes de Decisões Importantes?”

Procrastinação – Como Lidar com Isso?

Procrastinação - Como Lidar com Isso?

O dicionário Aulete tem uma definição muito objetiva de procrastinação: “Deixar para depois; adiar; postergar”. E conhecemos bem isso! Ocorre, por exemplo, quando inventamos todo tipo de desculpa para evitar começar aquele curso de especialização, ou para evitar iniciar a dieta ou a academia. A origem da palavra vem do latim pro (a favor) e cras (amanhã), ou seja, a favor do amanhã (pro + cras). Segundo o Dr. Jeff Czarnec, da Universidade Southern New Hampshire, nós fomos programados para procrastinar, pois nossos ancestrais, para sobreviver, tiveram que se concentrar nas tarefas de caça e coleta que davam a recompensa imediata; eles não conseguiam dar atenção a atividades que podiam atrasar as recompensas, como armazenar alimentos para um dia chuvoso ou praticar técnicas corretas de colheita de alimentos.
Continue lendo “Procrastinação – Como Lidar com Isso?”

O Experimento Marshmallow e seus Interessantes Achados

O Experimento Marshmallow foi um estudo sobre a capacidade de adiar uma recompensa, e foi conduzido pelo professor da Universidade de Stanford, Walter Mischel, tendo sido publicado em 1972. Neste estudo, era oferecida a uma criança (de 4 a 5 anos) a escolha entre ganhar um marshmallow imediatamente (que era colocado em um prato à sua frente), ou dois marshmallows depois, caso a criança esperasse o pesquisador retornar após um período de 15 minutos fora da sala, sem comer o marshmallow do prato. Os resultados, ao contrário do que se imaginava, indicaram que Continue lendo “O Experimento Marshmallow e seus Interessantes Achados”

Autoconfiança Não É Arrogância!

Autoconfiança não é arrogância

“Arrogância é a camuflagem da insegurança”

Tim Fargo – autor e empresário americano.

Você já deve ter trabalhado com aquele sujeito que se acha melhor e mais importante do que os outros, mas que, na verdade, está longe de sê-lo; é apenas mais um daqueles arrogantes corporativos. Isso ocorre pela formação da personalidade, muitas vezes pelo exemplo na família, outras pela falsa ideia de que, ao se posicionar como melhor que os outros, ele o será de verdade. Acontece que, quando queremos ser melhores que nós mesmos, e trabalhamos para isso, o seremos; mas, quando queremos apenas parecer melhores que os outros, fracassaremos. O grande equívoco é confundir autoconfiança com arrogância. Enquanto que, autoconfiança significa Continue lendo “Autoconfiança Não É Arrogância!”

13 Sinais de Manipulação no Trabalho

Sinais de Manipulação no Trabalho

Uma das melhores definições ( simples e objetiva) de manipulação pode ser encontrada no dicionário Priberam, que diz que a manipulação é o ato de condicionar ou influenciar, geralmente, em proveito próprio. Apesar de, em geral, a manipulação ter um caráter pejorativo, pode acontecer dela ser positiva em determinadas situações, por exemplo, quando alguém tenta afastar uma pessoa do vício, ou da criminalidade. Mas aqui nesse texto, nos preocuparemos com o lado negro da manipulação, aquele tipo que pode prejudicar você.

O manipulador, em geral, esconde suas reais intenções, e carrega consigo um potencial danoso considerável e, por isso, deve ser considerada uma pessoa perigosa. Não subestime seu poder de destruição! O manipulador é um tipo sociopata (desequilíbrio patológico no comportamento social), ou psicopata (desequilíbrio patológico no controle das emoções), e atacará você por inveja, narcisismo, ou algum outro motivo sórdido. É um tipo que aparece em quase todas as Organizações de certo porte. A seguir, vamos ver alguns sinais de manipulação que facilitarão com que ela seja identificada a tempo de você se proteger: Continue lendo “13 Sinais de Manipulação no Trabalho”

O Sábio Conselho de Elbert Hubbard

O Sábio Conselho de Elbert Hubbard.

Elbert Hubbard foi um filósofo e escritor norte-americano, nascido em 1856, e falecido aos 58 anos, quando viajava com sua esposa no navio de passageiros britânico RMS Lusitania, que foi afundado por um submarino alemão, durante a segunda guerra mundial. Elbert Hubbard deixou uma coleção de escritos muito interessante. Eu extraí de seu livro Love, Life & Work (Amor, Vida & Trabalho – em tradução livre) um trecho do capítulo Atitude Mental, com as partes que considero mais interessantes e inspiradoras. Veja esse trecho, traduzido por mim, a seguir: Continue lendo “O Sábio Conselho de Elbert Hubbard”

Como Argumentar com Eficácia?

Como Argumentar com Eficácia?

Argumentar é a arte de expor ideias, e, argumentar com eficácia é, além disso, conseguir ser compreendido e atingir seus objetivos ao expor sua ideia. Como diz o professor Antonio Suárez Abreu (em seu livro A Arte de Argumentar): argumentar é convencer, no sentido de vencer com o outro.

Para argumentar com eficácia precisamos ser claros, objetivos e persuasivos em nossa comunicação. Na argumentação temos, basicamente, a colocação de duas teses: a tese principal, que é a nossa ideia principal, que pode ser o marketing de um produto, ou a exposição de uma opinião; e a tese de adesão, que é a evidência que deve ser colocada antes da tese principal, cujo objetivo é corroborar, validar e confirmar aquilo que, como ideia principal, queremos transmitir.

Imagine você numa conversa com um colega de trabalho que estaria criticando a nova lei de trânsito de 2008, a chamada lei seca, sendo você a favor. Ao invés de você dizer, simplesmente, que é a favor da nova lei de trânsito, muito melhor que isso seria dizer que Continue lendo “Como Argumentar com Eficácia?”

Como Acender a sua Criatividade?

Como Acender a sua Criatividade?

Criatividade é uma das 10 competências essenciais da liderança, porém, é requerida também em Marketing, e em todas as áreas da Organização, afinal, quem está em condições de ignorar ou desprezar o potencial da criatividade? Afinal de contas, a criatividade é uma capacidade tão importante que é utilizada em inúmeras situações da vida profissional, e não profissional também. Podemos definir criatividade como sendo a capacidade de ter ideias significativas e que possam ser colocadas em prática, é a capacidade de criar novas soluções, é a capacidade de produzir algo novo e interessante.

Como qualquer competência, ela pode ser desenvolvida através de Continue lendo “Como Acender a sua Criatividade?”

Desestresse: Um Exercício Mental Simples para Ajudar a Terminar Bem o seu Dia

Desestresse: Um Exercício Mental Simples para Ajudar a Terminar Bem o seu Dia

O estresse do dia-a-dia pode, facilmente, drenar as nossas energias e até nos levar a um quadro clínico de depressão. Você já deve ter tido contato com as mais variadas estratégias de controle do estresse como a meditação, relaxamento com respiração abdominal, e outras do gênero. Vou mencionar, a seguir, uma outra ferramenta que tem o objetivo de enfatizar os pontos positivos de seu dia, de um modo simples e sistemático. O que importa é que você Continue lendo “Desestresse: Um Exercício Mental Simples para Ajudar a Terminar Bem o seu Dia”

Sua Postura Diz Mais do Que Você Imagina!

Sua Postura Diz Mais do Que Você Imagina!

A sua postura corporal fala mais sobre você do que você imagina. Isto porque, a sua postura corporal não apenas influencia os outros, mas, você mesmo. A postura é algo tão importante, mas tantas vezes negligenciada.

A Sua Postura Influencia os Outros

Imagine a seguinte cena: o gerente está no chão de fábrica, anda de cabeça baixa, ao parar para conversar com alguém, encosta o corpo em uma coluna, em outro movimento coça a cabeça e, em seguida, escorrega a mão desde a testa até a sua nuca. Muito bem, agora imagine o seguinte: o gerente está no chão de fábrica e caminha de cabeça erguida (sem arrogância, mas de forma natural), olha para os lados, ao parar para conversar com alguém, coloca as duas mãos na cintura, olhando no rosto da pessoa. O que lhe pareceram estas cenas? É flagrante que o primeiro gerente Continue lendo “Sua Postura Diz Mais do Que Você Imagina!”

Como Construir Novos Hábitos?

Como Construir Novos Hábitos?

Segundo o dicionário Michaelis, hábito é disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. Então, estabelecer determinadas ações como hábito, apresenta uma série de vantagens, entre elas, uma maior eficiência na ação (pela repetição e constância), e os próprios benefícios decorrentes da repetição de ações que consideramos boas.

Formar Hábitos Leva um Certo Tempo

Existe o número cabalístico de 21 dias, largamente propagado por diversos autores da Neurolinguística e afins, entre eles Sir John Hargrave, em seu livro Mind Hacking: How to Change Your Mind for Good in 21 Days. Apesar de muito mencionado, não se sabe ao certo sua origem. Muito provavelmente, tenha sido incorporado por meio do livro Psycho-Cybernetics: A New Way to Get More Living Out of Life, do cirurgião plástico e pesquisador americano Maxwell Maltz, que observou o número 21 em seu trabalho. Continue lendo “Como Construir Novos Hábitos?”

7 Dicas para Aumentar a Eficácia do Treinamento Corporativo

7 Dicas para Aumentar a Eficácia do Treinamento Corporativo

O treinamento, além de sua função original de desenvolver as competências dos colaboradores, funciona como excelente ferramenta de motivação, e é um dos pilares da formação da Cultura Organizacional. Por isso, devemos dar-lhe a devida atenção, procurando fazê-lo da melhor forma possível. Inclusive, porque o ensino de adultos (andragogia) não é igual ao ensino de crianças (pedagogia), existindo diferenças básicas, como as que eu descrevo a seguir:

  • Relação professor/aluno: enquanto que na pedagogia o ensino é centrado no professor, na andragogia ele é centrado no aluno.
  • Razões da aprendizagem: enquanto que a pedagogia segue um determinado currículo padronizado, os adultos aprendem o que realmente precisam saber, com uma abordagem prática na solução de determinados problemas.
  • Orientação da aprendizagem: as crianças aprendem por matérias, já os adultos aprendem por competências.

Essas diferenças exigem abordagens diferenciadas para o ensino do profissional, por isso mesmo, as dicas que veremos ganham importância ainda maior. Vejamos, a seguir, algumas dicas para aumentar o aproveitamento e a eficiência dos treinamentos corporativos. Continue lendo “7 Dicas para Aumentar a Eficácia do Treinamento Corporativo”

Disciplina é Liberdade!

Disciplina é Liberdade!

Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana, escreveu, na última estrofe da letra da música “Há Tempos”, os seguintes versos: Disciplina é liberdade, Compaixão é fortaleza, Ter bondade é ter coragem. Confesso que não sei o sentido exato que ele quis dar a isso, porque nunca o ouvi falar sobre essa letra, mas eu interpreto, de forma muito clara, que há uma associação positiva da palavra “disciplina” com a palavra “liberdade”. E por que “disciplina” se relaciona com “liberdade”? Porque, na minha visão, a disciplina, entre outras coisas, facilita a gestão do tempo, e favorece a organização, competências que levam a pessoa a ser mais dona de si, e, portanto, ter mais liberdade.

Onde Há Sabedoria, Há Disciplina, Onde Há Disciplina, Há Resultado.

Eu estava tomando um copo d’água na academia onde eu treino, entre um exercício e outro, quando, na sala ao lado Continue lendo “Disciplina é Liberdade!”

15 Perguntas para Fazer na sua Entrevista de Emprego

15 Perguntas para Fazer na sua Entrevista de Emprego

O momento da entrevista é, sem dúvida alguma, um momento crucial, onde você tem que demonstrar as suas competências, passar confiança a quem lhe entrevista, mas, ao mesmo tempo, buscar compreender as características e particularidades da nova oportunidade. Para facilitar esse momento, relaciono, a seguir, 15 perguntas que podem lhe ajudar a entender alguns desses aspectos mais importantes. Continue lendo “15 Perguntas para Fazer na sua Entrevista de Emprego”

O Efeito Dunning-Kruger e a Síndrome do Impostor

O Efeito Dunning-Kruger e a Síndrome do Impostor

“O tolo pensa que é sábio, mas o sábio se reconhece um tolo”. Essa é uma frase do personagem Touchstone, da peça “As You Like It”, do dramaturgo Willian Shakespeare, e representa muito bem dois conceitos da psicologia, e que podemos encontrar, é claro, no mundo corporativo: o efeito Dunning-Kruger, e a Síndrome do Impostor.

O Efeito Dunning-Kruger

O efeito Dunning-Kruger é um conceito advindo de um Continue lendo “O Efeito Dunning-Kruger e a Síndrome do Impostor”