8 Princípios para Ser Mais Feliz no Trabalho e na Vida!

8 Princípios para Ser Mais Feliz no Trabalho e na Vida!

A felicidade depende de nós mesmos – Aristóteles

Se você pensa que irá descobrir alguma novidade, lamento, mas não irá. Tudo o que eu vou lhe contar, absolutamente tudo, já é conhecido, senão por todos, pela grande maioria das pessoas sobre a face da Terra. Praticamente tudo que lhe direi já foi tema de incontáveis livros e de pesquisas de neurociência. Autores de best-sellers como Norman Vincent Peale, Napoleon Hill, Dale Carnegie, Carl Young, Daniel Goleman, Gretchen Rubin, Susan Andrews, Jordan Peterson entre tantos outros, ao longo do tempo, já esmiuçaram vários dos princípios que vou expor.

Na verdade, o simples bom senso da maioria das pessoas concordará que esses princípios que irei numerar são totalmente pertinentes. Mas, então, por que eu ouso lhe contar algo já tão conhecido? Pelo simples fato de que “saber”, não quer dizer “fazer”. Saber é ter o conhecimento, fazer é ter atitude para aplicar o conhecimento.

Um Desafio para Você Ser Ainda Melhor

O que vou lhe propor é que você FAÇA! Ou seja, coloque conhecimento em prática! Na verdade, é mais que uma proposta, é um desafio. Proponho que você em um dia somente, sim, apenas um dia, siga esses princípios que vou listar a seguir. Mas deve fazê-lo, conscientemente, durante todo um dia. Você pode estar se perguntando: “E o que eu poderei ganhar com isso?” A resposta, que o próprio título deste artigo já havia antecipado (e, por isso, você deve ter chegado até aqui), é: Você poderá sentir mais felicidade, sensação de bem-estar, satisfação, entre tantas outras coisas boas. Vamos, então, a eles:

#1 – Aceite as coisas como são! Melhore, sim, o que for possível, mas não queira alterar o passado e mudar o impossível.

#2 – Faça alguma boa ação! Faça algo de bom a alguém, sem pedir nada em troca.

#3 – Não reclame! Não fique se queixando da vida, nem para você mesmo, nem para os outros.

#4 – Seja cordial! Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

#5 – Tenha uma visão positiva das coisas! Tudo que acontece na vida tem um lado bom e outro, ruim; enxergue o bom. Cultive todo tipo de bons pensamentos e bons propósitos.

#6 – Cultive uma postura corporal de vencedor! Adote uma postura corporal com a cabeça erguida, ombros para trás, costas eretas, barriga encolhida, peito para frente, olhar sereno; uma posição elegante, de autoconfiança, mas não de arrogância.

#7 – Controle suas emoções! O maior poder que um ser humano pode experimentar é o de dominar sua própria mente; aja como você quer, não como os outros querem.

#8  – Aja corretamente! Agir corretamente não pesa na consciência, ao contrário, faz de você uma pessoa mais forte mentalmente.

Preciso lhe alertar que, muito provavelmente, no dia em que você se propuser a aplicá-los, poderá enfrentar um pequeno problema: não se lembrará de todos eles. Isso é comum. Para contornar isso, escreva-os em um pequeno papel, e mantenha-o consigo, e olhe-o com frequência. Eu, particularmente, só comecei a obter resultados quando já tinha todos esses princípios memorizados.

Talvez, você precise praticar num dia (ou, durante, vários…), para, efetivamente, conseguir colocá-los em prática em outro. Isso, também, é comum. Pode haver a necessidade de calibrar o seu cérebro, para que você possa, plenamente, aplicar esses princípios; e essa calibração vem com alguma prática. Essa calibração de que falo é o seguinte, veja esse exemplo: Eu estava num manhã bastante corrida, e, num determinado momento, tive o ímpeto de dar uma resposta não muito simpática a uma pessoa (de certa forma, eu até tinha motivos), porém, pensei no princípio SEJA CORDIAL! Mudei, então, minha abordagem, e fui cordial na minha resposta. A calibração cerebral é exatamente isso, pensar no princípio a aplicar, exatamente no momento oportuno. Não preciso dizer que, depois, fiquei muito satisfeito comigo mesmo, não apenas pelo controle emocional, mas porque evitei uma possível discussão. Ao final do dia, sem dúvida, estava mais feliz do que estaria se estivesse discutido.

A verdade é uma só, quanto mais aplicar esses bons princípios, mais resultados poderá obter com eles, e o inverso é também válido. Portanto, se você praticou esses princípios e sentiu-se bem, e acredita que valeu a pena: parabéns, você conseguiu melhorar o seu dia! Pense, então, em repeti-los; afinal, felicidade é sempre bem-vinda!


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro Mecânico (UFPR), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Mecânica (UFPR), pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV), Tem mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 20 dedicados a atividades de gestão e liderança, tendo trabalhado em renomadas empresas multinacionais, com vivência profissional internacional na Europa, Ásia e América Latina. Rodrigo obteve certificação Black Belt na metodologia Seis Sigma, certificação Practitioner em Programação Neurolinguística, certificação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, e formação complementar em Docência pela Fundação Getúlio Vargas. Rodrigo Vargas tem vários livros publicados nas áreas de gestão, finanças, e cognição; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2020 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.