O Sábio Conselho de Elbert Hubbard

O Sábio Conselho de Elbert Hubbard.

Elbert Hubbard foi um filósofo e escritor norte-americano, nascido em 1856, e falecido aos 58 anos, quando viajava com sua esposa no navio de passageiros britânico RMS Lusitania, que foi afundado por um submarino alemão, durante a segunda guerra mundial. Elbert Hubbard deixou uma coleção de escritos muito interessante. Eu extraí de seu livro Love, Life & Work (Amor, Vida & Trabalho – em tradução livre) um trecho do capítulo Atitude Mental, com as partes que considero mais interessantes e inspiradoras. Veja esse trecho, traduzido por mim, a seguir:

“Sempre que você sair de casa, encolha o queixo, firme a cabeça e encha os pulmões ao máximo; cumprimente seus amigos com um sorriso e coloque a alma em cada aperto de mão. Não tenha medo de ser mal interpretado; e nunca perca um momento pensando em seus inimigos. Procure fixar em sua mente o que você gostaria de fazer, e depois, sem mudar de direção, mova-se direto para o seu objetivo. O medo é a rocha em que nos partimos, e o ódio é o banco de areia no qual muitos barcos encalham. Quando nos tornamos amedrontados, o julgamento é tão duvidoso como a bússola de um navio cujo porão é cheio de minério de ferro; quando nós odiamos, nós desviamos o leme do nosso rumo; e se alguma vez paramos para prestar atenção ao que dizem os fofoqueiros, permitimos que a corda de segurança se solte. Mantenha sua mente focada nas grandes e esplêndidas coisas que você gostaria de fazer; e então, com o passar dos dias, você se sentirá, inconscientemente, senhor das oportunidades necessárias para o cumprimento de seu desejos, assim como o coral tira da maré elementos de que precisa. Tenha em mente a pessoa capaz, séria, e útil que você deseja ser,e tal pensamento, de hora em hora, acabará transformando você nessa pessoa em particular que tanto admira. O pensamento é supremo, e pensar é, muitas vezes, melhor do que fazer. Conserve uma atitude mental correta – atitude de coragem, franqueza e bom humor. Todas as coisas vêm através do desejo e toda oração sincera é atendida. Nós nos tornamos assim, quando nossos corações estão determinados. Muitas pessoas sabem disso, mas não o suficiente para moldarem suas vidas. Nós queremos amigos, e então planejamos e corremos atrás de pessoas fortes, e esperamos por pessoas boas – ou supostamente boas – esperando poder nos unir a elas. A única maneira de assegurar amigos é ser um deles. E antes que você esteja apto para a amizade, você deve ser capaz de viver sem ela. Isto é, você deve ter autossuficiência para cuidar de si mesmo e, então, do excedente de sua energia, você pode fazer pelos outros. O caráter é o resultado de duas coisas, atitude mental e a maneira como gastamos nosso tempo. É o que pensamos e o que fazemos que nos faz o que somos. Nós somos como deuses em forma de crisálidas.”

Você pode ler o texto original, em inglês, no capítulo “Mental Attitude”, do livro Love, Life & Work. Este livro e outros de Elbert Hubbard, bem como livros de outros autores, podem ser encontrados gratuitamente para leitura na biblioteca do Projeto Gutenberg, que disponibiliza textos em domínio público.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.