Desestresse: Um Exercício Mental Simples para Ajudar a Terminar Bem o seu Dia

Desestresse: Um Exercício Mental Simples para Ajudar a Terminar Bem o seu Dia

O estresse do dia-a-dia pode, facilmente, drenar as nossas energias e até nos levar a um quadro clínico de depressão. Você já deve ter tido contato com as mais variadas estratégias de controle do estresse como a meditação, relaxamento com respiração abdominal, e outras do gênero. Vou mencionar, a seguir, uma outra ferramenta que tem o objetivo de enfatizar os pontos positivos de seu dia, de um modo simples e sistemático. O que importa é que você experimente e veja o que funciona melhor para você.

A psicóloga inglesa, Dra. Sandi Mann, da Universidade de Lancashire Central (UK), em seu livro Ten Minutes to Happiness: A daily journal that will change your life (Dez Minutos para a Felicidade: Uma jornada diária que irá mudar a sua vida – em tradução livre), publicado em 2018, propõe, baseada em sua experiência clínica e em outros estudos científicos, um exercício mental simples que poderá lhe ajudar a reduzir o estresse e aumentar o grau de bem-estar. Esse exercício consiste em responder 6 perguntas:

  1. Quais foram as experiências, por mais simples que sejam, que lhe fizeram bem?
  2. Quais foram os elogios ou feedbacks positivos que você recebeu?
  3. Quais foram os momentos de pura sorte?
  4. Quais foram as suas realizações, por menores que tenham sido?
  5. O que lhe fez sentir agradecido?
  6. Em que momentos você expressou gentileza?

É interessante que você anote, como num diário, esses pontos positivos de seu dia, mas, se preferir, comece apenas respondendo às perguntas mentalmente. Nós, muitas vezes, costumamos dar uma ênfase aos pontos negativos de nosso dia, e esse exercício nos faz enxergar com nitidez os pontos positivos. Ainda que as experiências negativas sejam importantes fontes de aprendizado, não podemos nos esquecer de tudo o que deu certo em nosso dia, e esse é o objetivo desse exercício!


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.