Como Acender a sua Criatividade?

Como Acender a sua Criatividade?

Criatividade é uma das 10 competências essenciais da liderança, porém, é requerida também em Marketing, e em todas as áreas da Organização, afinal, quem está em condições de ignorar ou desprezar o potencial da criatividade? Afinal de contas, a criatividade é uma capacidade tão importante que é utilizada em inúmeras situações da vida profissional, e não profissional também. Podemos definir criatividade como sendo a capacidade de ter ideias significativas e que possam ser colocadas em prática, é a capacidade de criar novas soluções, é a capacidade de produzir algo novo e interessante.

Como qualquer competência, ela pode ser desenvolvida através de treinamento e observação. A pesquisadora, psicóloga e professora de neurociência cognitiva, da Universidade do Kansas, Evangelia G. Chrysikou, em seu artigo Put Your Creative Brain to Work(Coloque o seu Cérebro Criativo para Trabalhar – em tradução livre) relaciona algumas táticas para desenvolver a nossa capacidade criativa:

      • Seja Observador: acostume-se a observar e analisar situações reais e produtos existentes, de modo a entender e decodificar soluções já encontradas.
      • Adquira Conhecimento: ao aumentar a sua base de conhecimento sobre determinado assunto, você consegue reunir e acessar diferentes soluções e melhor avaliar sua relevância para um determinado problema.
      • Saia da sua Zona de Conforto: procure realizar atividades diferentes, faça cursos novos, leia livros, faça algo fora de sua rotina.
      • Aproveite o Trabalho Solitário: É claro que o brainstorming em grupo, em várias situações, favorece a criação de ideias, porém, o processo criativo solitário é livre de qualquer amarras e, por isso, pode ser extremamente eficiente e não deve ser desperdiçado.
      • Discuta suas Soluções com Outras Pessoas: conversar sobre suas ideias com outras pessoas facilita enxergar outras perspectivas, que talvez você levasse tempo para perceber por conta própria (ou ainda, nem chegasse a perceber).
      • Divirta-se: o bom humor favorece o trabalho criativo, música acelerada pode prejudicar a realização de tarefas que exigem concentração, ao contrário da música clássica, que as favorecem.
      • Tire uma Soneca: tirar uma soneca, ou simplesmente deixar a mente vagar pode fazer com que o inconsciente trabalhe em cima do problema que o perturba, trazendo à tona possíveis soluções.
      • Faça Intervalos: dar um tempo no problema que o preocupa, ocupando-se com tarefas totalmente diversas, pode facilitar a criação de soluções.
      • Desafie-se: mesmo que tudo esteja correndo bem, procure aprimorar a ideia inicial e procure novas possibilidades.

Encontrar boas soluções é cada vez mais uma necessidade no mercado de trabalho, e mesmo em nossa vida pessoal, portanto, vale a pena buscar o desenvolvimento de sua capacidade criativa!


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2018 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.