“Teoria dos Jogos” – O “Dilema do Prisioneiro” Nos Mostra Por Que a Cooperação Entre Gestores É Tão Importante

O chamado “dilema do prisioneiro”, da Teoria dos Jogos, nos mostra por que a cooperação entre gestores é fundamental para o bom resultado da Organização. Quer ver? Primeiro, vamos, rapidamente, entender o que é a Teoria dos Jogos e o Dilema do Prisioneiro. A Teoria dos Jogos é uma teoria matemática que estuda os diversos… Continuar lendo “Teoria dos Jogos” – O “Dilema do Prisioneiro” Nos Mostra Por Que a Cooperação Entre Gestores É Tão Importante

10 Boas Razões para Contratar Profissionais com Mais de 50 Anos!

Eu me lembro quando, décadas atrás, eu estava buscando preencher uma determinada vaga na empresa, e, ao entrevistar um profissional, ele não conseguiu esconder a surpresa de ter sido chamado para a entrevista, pois, disse-me ele algo assim à época: “Com toda a experiência que eu tenho, ninguém tem me chamado para entrevistas, e eu… Continuar lendo 10 Boas Razões para Contratar Profissionais com Mais de 50 Anos!

A Maior Causa de Demissão!

Você já deve ter ouvido um conhecido adágio corporativo que diz que as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas, mas são demitidas pelas suas competências comportamentais. E, pela minha própria experiência em contratar e demitir nas Organizações, isso parece verdade. Mas, vamos mais longe, vamos ver o que dizem algumas pesquisas.

Efeito Halo x Efeito Horn – Erros na Avaliação de um Profissional!

Sim, você já deve ter vivenciado uma situação em que alguém que não tinha as melhores qualificações foi beneficiado de algum modo, ou para liderar aquele importante projeto corporativo, ou mesmo para receber uma cobiçada promoção de carreira. Claro que isso pode ser um erro de julgamento seu, mas pode ser, também, um favorecimento da… Continuar lendo Efeito Halo x Efeito Horn – Erros na Avaliação de um Profissional!

O Dilema das Promoções

Imagine que um gestor na sua Organização deve ser substituído, seja porque ele está deixando a empresa em busca de outros desafios, seja porque não estava correspondendo satisfatoriamente às expectativas. De qualquer modo, essa é uma situação do cotidiano das Organizações. Nesse momento, sempre vem à tona a questão: promover internamente, ou selecionar no mercado.… Continuar lendo O Dilema das Promoções

Os Perfis Psicológicos

Assim como numa peça de William Shakespeare, em que cada personagem assume um papel distinto e característico, nós também agimos no dia a dia de acordo com o papel para o qual fomos criados. E isso é devido a dois conceitos básicos:

O Paradoxo de Fredkin

Você já se pegou angustiado antes de tomar uma decisão? Provavelmente, era uma decisão em que não havia uma significativa vantagem entre uma alternativa e outra, e a similaridade entre elas trazia uma dificuldade em definir a melhor escolha. Ao contrário, quando visualizamos uma clara vantagem entre uma e outra alternativa, a escolha é mais… Continuar lendo O Paradoxo de Fredkin

A Lei da Banalidade e o Impacto nas Organizações

Cyril Northcote Parkinson, um autor e historiador inglês, publicou em 1958 seu livro: Parkinson’s Law – or The Pursuit of Progress, que é uma reunião de vários de seus artigos publicados anteriormente em revistas como The Economist, Harper’s Magazine e The Reporter. Seu livro, embora satírico, traz vários axiomas pertinentes ao mundo da administração que… Continuar lendo A Lei da Banalidade e o Impacto nas Organizações

O Conselho de Administração

O Conselho de Administração (Board of Directors – em inglês) é um órgão colegiado cuja função é, basicamente, definir orientação geral dos negócios da Organização, e fiscalizar a gestão dos diretores, garantindo, inclusive, o cumprimento das práticas de governança corporativa. Os membros do conselho de administração devem ter, além de competência e experiência, isenção, e… Continuar lendo O Conselho de Administração

Plano de Sucessão: O Que Fazer? E o Que Não Fazer?

O Plano de Sucessão é um instrumento estratégico que permite identificar e preparar profissionais de dentro da própria Organização para, possivelmente, ocupar cargos-chave em caso de necessidade. Antes de falar do que fazer, vamos ver o que não fazer em se tratando de Plano de Sucessão.

A Boa Gestão, Naturalmente, Desagrada Alguns!

Isso mesmo! O bom gestor não é aquele que age para agradar, mas sim, aquele que faz o que é certo. Às vezes suas decisões poderão agradar, às vezes não. Quando um gestor estabelece disciplina, requer o cumprimento dos procedimentos, exige profissionalismo, pede competência, demanda comprometimento, cobra resultados, isso tudo, certamente, desagradará alguns.  Desagradará os… Continuar lendo A Boa Gestão, Naturalmente, Desagrada Alguns!

O Princípio de Peter e Como Evitar as Promoções Fracassadas

O Princípio de Peter (Peter Principle) é um conceito que diz que, num sistema hierárquico, todo empregado tende a ser promovido até que atinja o seu nível de incompetência, e foi criado pelo educador canadense Laurence J. Peter, um dos autores da publicação intitulada The Peter Principle: Why Things Always Go Wrong (O Princípio de Peter:… Continuar lendo O Princípio de Peter e Como Evitar as Promoções Fracassadas

Os Pressupostos do Negócio de Sucesso!

Todo gestor deve ter em mente que um negócio, seja lá ele qual for, é regido por três premissas básicas dos negócios bem sucedidos: Satisfação das partes interessadas – É preciso que o negócio satisfaça às partes interessadas: colaboradores, clientes, e parceiros (fornecedores, sociedade, etc.). Lucratividade– O negócio deve ter saúde financeira, ou seja, tem… Continuar lendo Os Pressupostos do Negócio de Sucesso!

Os Passos Corretos para Organizar Reuniões!

É largamente sabido que reuniões, sejam por excesso, ou por serem mau organizadas, são um dos maiores desperdiçadores de tempo no ambiente corporativo, e várias são as pesquisas que mostram isso. O portal Salary.com (IBM) realizou uma pesquisa, em 2014, que indicou que o maior desperdício de tempo estava associado à navegação na internet, e,… Continuar lendo Os Passos Corretos para Organizar Reuniões!

Como Fazer uma Boa Contratação?

Eu já entrevistei e contratei incontáveis profissionais ao longo dos anos trabalhando em gestão, e acredito que acertei em mais de 95% dos casos. Ainda que eu concorde (e até recomende) que algumas perguntas-chave, adequadamente feitas, facilitam o processo de análise, tenho que reconhecer que elas não funcionam como mágica. Mais do que respostas, a… Continuar lendo Como Fazer uma Boa Contratação?

A Melhor Maneira de Avaliar Pessoas no Trabalho!

Tendo trabalhado em diferentes Organizações, e tendo visitado outras tantas, eu já vi quase que todo o tipo de método de avaliação de pessoas no trabalho. Desde planilhas, até softwares sofisticados, as Organizações tentam estabelecer uma correlação entre o comportamento e resultado do colaborador, com um determinado parâmetro, uma nota. Dar Notas a um Colaborador… Continuar lendo A Melhor Maneira de Avaliar Pessoas no Trabalho!

Por favor, leia nossos Termos de Uso!