Os Pressupostos do Negócio de Sucesso!

Todo gestor deve ter em mente que um negócio, seja lá ele qual for, é regido por três premissas básicas dos negócios bem sucedidos:

Satisfação das partes interessadas – É preciso que o negócio satisfaça às partes interessadas: colaboradores, clientes, e parceiros (fornecedores, sociedade, etc.).

Lucratividade– O negócio deve ter saúde financeira, ou seja, tem que gerar lucro, pois é dessa forma que ele poderá se manter, se aperfeiçoar, e se reinventar.

PerpetuidadeUm negócio bem sucedido tem que satisfazer as partes interessadas e obter lucros de forma sustentável, ou seja, ao longo do tempo.

Existem 7 variáveis importante associadas aos 3 pressupostos do negócio de sucesso, e que são necessárias para atendê-los:

Alta qualidade – Os mercados de hoje exigem produtos não apenas bons, mas de alta qualidade, pois produtos que não atendam a esse requisito “convidam” o cliente a experimentar o concorrente.

Bom Ambiente Interno – Para produzir com qualidade é preciso ter a capacidade de reter os melhores profissionais e, para isso, é fundamental ter um bom ambiente interno de trabalho.

Boas Relações com o Ambiente Externo – Ter apenas um bom ambiente interno não é suficiente, o negócio deve manter boas relações também com a comunidade onde se encontra (pois, entre outros motivos, muitos de seus colaboradores provavelmente vem dessa comunidade), com a sociedade como um todo (respeitando o cliente, respeitando o meio-ambiente, fazendo negócios com ética), e com o governo (respeitando a legislação).

Efetivo Suporte ao Cliente – Muitas vezes, é o suporte ao cliente que determinará se ele continuará cliente ou não, e um suporte efetivo ao cliente vai aproveitar justamente o momento da demanda do cliente para resolver o seu problema e fidelizá-lo.

Inovação – Melhorar sempre e buscar a inovação, oferecendo novas soluções ao cliente, é uma variável importante.

Prazos de Entrega Curtos – O cliente pode demorar para se decidir quanto à compra, mas, uma vez decidido, a grande maioria não está disposta a esperar muito para receber o produto/serviço, portanto, trabalhar para oferecer os menores prazos de entrega é fundamental.

Preço Justo – O cliente estará sempre disposto a pagar o preço justo pelo produto, por isso, quando estabelecer o preço, tenha em mente o custo e a expectativa do cliente.

Portanto, tenha em mente os 3 pressupostos do negócio de sucesso, e as 7 variáveis principais, repense e reveja o seu negócio, e a maneira com que ele é administrado, para ter certeza de que ele está no caminho certo!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica.


Compartilhe o post na sua rede!