Matriz de Priorização GUT: O Que É e Como Usar

A matriz GUT é uma ferramenta para a priorização das diversas questões em análise, permitindo, assim, auxiliar na tomada de decisões e/ou ações. A matriz GUT foi desenvolvida pelos consultores de gestão, Charles Kepner e Benjamin Tregoe, que, na década de 1960, já focavam na importância da correta tomada de decisão nas Organizações. A matriz… Continuar lendo Matriz de Priorização GUT: O Que É e Como Usar

Da Ideia à Venda: Uma Visão Geral do Desenvolvimento do Produto

Vamos percorrer, aqui, uma visão geral das etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto. Essas etapas valem, guardadas as devidas proporções, tanto para pequenas, quanto para grandes Organizações; lembrando que as metodologias utilizadas para gestão dessas etapas sejam muito variáveis, bem como as nomenclaturas utilizadas dentro das Organizações, pois cada empresa procura utilizar aquilo que… Continuar lendo Da Ideia à Venda: Uma Visão Geral do Desenvolvimento do Produto

Gestão de Projetos: Melhores Práticas.

Para muitos gerenciar um projeto pode ser algo assustador, porém, se você seguir as melhores práticas, ou seja, se você tiver atenção em algumas questões fundamentais no gerenciamento de projetos, poderá tornar tudo mais factível e razoável. Resumirei, a seguir, as melhores práticas para um bom gerenciamento de projetos que, advindas de experiência e estudos,… Continuar lendo Gestão de Projetos: Melhores Práticas.

Gestão de Projetos – Uma Abordagem Simplificada, Mas Eficiente!

Tenho percebido, nos últimos anos, muitos profissionais fugirem da gestão de projetos, como o diabo foge da cruz. Se de um lado existem cada vez mais profissionais certificados (PMBOK ou PRINCE 2); de outro, muitos dos profissionais não certificados sentem-se incapacitados. É preciso esclarecer: um profissional certificado tem um preparo respeitável sobre gestão de projetos,… Continuar lendo Gestão de Projetos – Uma Abordagem Simplificada, Mas Eficiente!

Gestão de Projetos: Comparativo entre PMBOK e PRINCE 2

Cada vez mais a gestão de projetos tem se tornado uma importante ferramenta de desenvolvimento e, realizada adequadamente, pode gerar economia e ajudar a Organização a alcançar seus objetivos. Dois dos mais relevantes métodos de gestão de projetos são o PMBOK, e o PRINCE 2. Vejamos as principais características e diferenças entre um e outro.

Por favor, leia nossos Termos de Uso!