Visão Positiva de Futuro – Veja o que Você Pode Conseguir com Ela

Visão Positiva de Futuro

A visão positiva (ou pensamento positivo, ou ainda, atitude positiva) é a capacidade de acreditar que estamos no caminho certo, e que o futuro será melhor, ou seja, é uma forma de abordar os desafios da vida com uma perspectiva positiva; porém, isso não significa negar as experiências ou situações negativas, quando ocorrem, mas, sim, buscar formas de corrigir essas situações, focando nas soluções, e não nos problemas. Já vimos no artigo “Você sabe a diferença entre gestor e líder?”, que a “visão positiva” é uma das principais competências de liderança. E vimos, também, no artigo “Como Construir um Time Vencedor?” que que o pensamento positivo (ou visão positiva) é o primeiro passo do círculo virtuoso do time vencedor.

A visão positiva que eu já praticava instintivamente, no trabalho tem seu benefício confirmado pela neurociência. Um estudo da Universidade da California, encontrou que o otimismo está associado ao melhor humor e à melhor adaptação imunológica em resposta ao estresse. Outro estudo dos pesquisadores Sonja Lyubomirsky, Laura King e Ed Diener, sugere que as emoções positivas estão relacionadas com a felicidade e que esta, por sua vez, está associada ao sucesso. Ou seja, pessoas positivas são mais felizes e têm mais sucesso.

Um artigo online da renomada clínica americana Mayo, afirma que o pensamento positivo ajuda a lidar com o estresse e pode melhorar a saúde. E um estudo do Kings College, de Londres, mostrou que o pensamento positivo reduz ansiedade. Dale Carnegie já dizia, há um século, em seu livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” : “Haja como se estivesse feliz, e isso tende a fazê-lo feliz”. Décadas depois, várias pesquisas de neurociência já confirmaram o poder que o pensamento tem de criar uma realidade (boa ou ruim, dependendo somente do que pensamos).

Mas, cuidado com a positividade tóxica, pois ela não faz bem! E o que é a positividade tóxica? A positividade tóxica é o ato de evitar, suprimir ou rejeitar emoções ou experiências negativas, exagerando um pensamento positivo, às vezes, falso, às vezes, descabido; e impedindo que se processem as emoções e se superem os problemas. Um exemplo típico é quando alguém chega e diz que tem estado realmente muito estressado no trabalho, e o colega diz a ele que ele tem sorte que tem trabalho…

Num artigo da Healthline, a psicoterapeuta Carolyn Karoll, afirma que a pressão por parecer bem o tempo todo, invalida uma gama de emoções que todos vivenciamos, e isso pode dar a impressão de que a pessoa tem algum defeito por sentir angústia, o que pode ser internalizado em uma crença de que a pessoa é fraca. Karoll diz que julgar a si mesmo por sentir dor, tristeza, ou ciúme, por exemplo — que fazem parte da experiência humana e são emoções transitórias — pode levar ao que chamamos de emoções secundárias, como a vergonha, que são muito mais intensas e prejudiciais. E, nesse mesmo artigo, a psicóloga Jaime Zuckerman diz que evitar ou suprimir o desconforto emocional pode levar ao aumento da ansiedade, à depressão e à piora geral da saúde mental.

Por exemplo, um estudo de 1997, da Universidade de Stanford, mostrou que reprimir sentimentos pode causar ainda mais estresse psicológico. Ou seja, a incapacidade de processar as emoções de forma eficaz e oportuna pode levar a uma gama de dificuldades psicológicas, incluindo sono interrompido, aumento do abuso de substâncias, risco de uma resposta aguda ao estresse, luto prolongado, entre outras.

Mais uma vez, vale o que dizia Aristóteles: “A virtude está no equilíbrio!” Ou seja, o pensamento positivo é uma ferramenta poderosa para manter o equilíbrio emocional, enfrentar desafios de maneira mais construtiva e prosperar. No entanto, é fundamental reconhecer que emoções negativas também têm seu papel e não devem ser silenciadas ou ignoradas. O ponto de equilíbrio está em buscar uma mentalidade otimista sem negar a realidade, validando sentimentos e aprendendo com eles. Dessa forma, evitamos a armadilha da positividade tóxica e abrimos espaço para um bem-estar genuíno, baseado na aceitação, no crescimento e na autenticidade.

Portanto, aproveite todos os benefícios da visão positiva, com bom senso, e agregue essa competência de liderança no seu dia a dia! Você vai perceber que seu time vai reagir positivamente!