O Plano Estratégico Resumido em 4 Perguntas

O Plano Estratégico Resumido em 4 Perguntas

A importância de um planejamento estratégico dentro de uma Organização é indiscutível, pois ele é como uma bússola a guiar os negócios na direção desejada. Sem um bom planejamento, pode-se gastar dinheiro de forma errada, empregar esforços em vão e, ao fim, sucumbir à aspereza do mercado.

As 4 Perguntas

Um bom planejamento estratégico pode ser resumido em 4 perguntas ou, melhor ainda, nas respostas a essas 4 perguntas:

  1. Por que razão estamos no mercado?
  2. Onde estamos agora?
  3. Onde queremos estar?
  4. Como chegaremos lá?

Vejamos, então, o que essas 4 perguntas representam:

  1. Por que razão estamos no mercado? – temos que ter muito claro por que existimos como Organização? Não diga que é para obter lucro, pois uma Organização cuja razão de ser é obter lucro está fadada ao insucesso; obter lucro é uma consequência de um trabalho, não é a sua essência. A maioria das empresas respondem a essa pergunta estabelecendo a “missão”, que é, em síntese, a razão de ser da Organização, ela descreve o negócio da Organização.
  2. Onde estamos agora? – para responder a essa pergunta precisamos ter mapeada a situação da empresa no mercado, conhecer as fatias que ela tem em cada nicho, conhecer os seus concorrentes, conhecer os seus clientes, saber como se comporta o público consumidor, saber o que ele pensa de seu produto; enfim, mapear as forças e fraquezas, e as oportunidades e ameaças.
  3. Onde queremos estar? – o objetivo maior do plano estratégico é permitir um crescimento  planejado e ordenado da Organização, portanto, essa pergunta pode ser respondida com a definição da “visão” da Organização, que deve ser entendida como a descrição de uma situação futura, e deve representar um projeto de longo prazo (5 a 10 anos).
  4. Como chegaremos lá? – essa é uma das respostas mais críticas a se obter, pois, se bem elaborada, pode conduzir ao sucesso; se elaborada apenas para preencher documentos e “cumprir tabela”, pode levar ao fracasso. Aqui devem aparecer os objetivos-macro e que, obviamente, devem ser desdobrados nos demais níveis da Organização.

O começo de tudo é um planejamento estratégico bem elaborado, portanto faça com que ele seja capaz de responder com distinção a essas 4 perguntas!


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.