Em outro momento, escrevi sobre como estabelecer uma Cultura que apoia mudanças, e que, basicamente, consiste de um adequado time de líderes da Organização, e um robusto programa de treinamento, ambos (liderança e treinamento) trabalhando para implementar a mudança que se deseja. Mas, o processo de gestão de mudança, como um todo, pode ser entendido em 7 passos. Veja-os a seguir:
#1 – Definição da Situação Atual
Há que se definir exatamente um baseline, ou seja, qual é a situação atual, e o que exatamente está sendo improdutivo, negativo, ou não proveitoso de algum modo. Deve-se estabelecer claramente quais são as dores da Organização, o que está incomodando a Organização.
#2 – Definição da Situação Desejada (Mudança)
Após a definição da situação atual, deve-se definir a situação desejada (futura), ou seja, qual é a mudança que se quer provocar, e quais são os benefícios que se espera obter com ela.
#3 – Decisão da Alta Direção
A alta direção da Organização deve estar imbuída da missão de mudar, para que se alcance o sucesso. Afinal, mudar algo em uma Organização, seja no aspecto de pessoas ou processos, ou ainda a Cultura como um todo, requer o envolvimento consistente de todos os envolvidos, e só se consegue isso, com o envolvimento primordial da alta direção.
#4 – Comunicação
A decisão tomada e a mudança que se quer têm que estar conectadas devidamente com todos os envolvidos na Organização. Portanto, após tomada a decisão relativa à mudança, deve-se iniciar um programa de comunicação efetiva que esclareça, numa linguagem acessível, qual é a mudança que se quer, e quais são os benefícios que se espera obter, deixando claro o papel de cada um nesse processo.
#5 – Apoio das Lideranças
As lideranças tem um papel fundamental na mudança Organizacional, elas motivam e estimulam as pessoas a seguirem o caminho da mudança, elas esclarecem, mas, mais que isso, as lideranças devem ser um exemplo inequívoco do comportamento que se quer obter com a mudança, um exemplo de como se deve agir no sentido de apoiar e abraçar a mudança e, para tanto, as lideranças devem ser bem selecionadas e preparadas.
#6 – Programa de Treinamento
O treinamento é um excelente meio de mudança de Cultura. Ao mesmo tempo em que desenvolve competências e motiva as pessoas, também promove mudanças de comportamento. Portanto, desenvolver um bom programa de treinamento voltado à colaborar na implementação da mudança é fundamental nesse momento.
#7 – Análise Crítica
De forma periódica, a alta direção deve conduzir reuniões de análise crítica, com a finalidade de verificar o andamento da mudança em relação aos seus principais aspectos, ou seja, adesão dos colaboradores, eficácia do treinamento, apoio das lideranças, comunicação, etc.
A correta gestão de mudanças é fator essencial para o sucesso, aceitação e adesão do que é novo. Cada um dos 7 passos deve ser trabalhado com atenção e cuidado, buscando o objetivo maior que é a melhoria obtida com a mudança!