Receita, Lucro, Margem de Lucro, e Markup: Entendendo os Conceitos

Receita, Lucro, Margem de Lucro, e Markup: Entendendo os Conceitos

Não é raro encontrar colaboradores nas Organizações (pelo menos aqueles que não são dedicados à área de Marketing ou Financeira) desconhecerem ou confundirem os conceitos relativos a lucro (bruto, operacional e líquido) e margem de lucro. No entanto, esses conceitos são importantes e podem aparecer em várias situações numa Organização, não apenas nos redutos financeiro e de marketing. Ademais, esses conceitos não são complexos, e podem ser compreendidos com certa facilidade. Para um melhor entendimento, vamos discorrer sobre receita, lucro, e margem de lucro, conforme o sistema de custeio de absorção (exigido legalmente no Brasil).

Receita

Receita bruta: é o valortotal faturado pela Organização (inclui os impostos ICMS e PIS/Cofins).

Receita líquida: é a receita bruta menos os impostos s/ vendas.

Lucro

Lucro bruto: é a receita líquida menos mão de obra direta, custo de matéria-prima, e custos indiretos de fabricação.

Lucro operacional: é o lucro bruto menos as despesas operacionais, tais como administrativas, vendas, e outras (incluindo as financeiras).

Lucro líquido: é o lucro operacional menos o saldo de receitas/despesas não operacionais, e menos o imposto de renda.

Margem de Lucro

Margem de lucro bruta: é o lucro bruto dividido pela receita líquida.

Margem de lucro operacional: é o lucro operacional dividido pela receita líquida.

Margem de lucro líquida: é o lucro líquido dividido pela receita líquida.

Markup

Vale a pena abordarmos aqui o conceito de markup. Esse conceito, muitas vezes é confundido com margem de lucro que, como vimos, é outra coisa.

O markup é um índice que se aplica ao custo unitário líquido (custo unitário de fabricação + IPI) para se chegar ao preço de venda.

Preço = Custo Unitário Líquido x Markup

No entanto, para se chegar ao markup que queremos, de acordo com as despesas que temos, e de acordo com a margem de lucro (percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda) que procuramos, podemos utilizar a seguinte fórmula:

Markup = 1 / (1 – despesas(%) – frete(%) – ICMS/PIS/Cofins(%) –   margem de lucro(%))

Lembrando que os valores de despesas, frete, impostos, e margem de lucro entram na fórmula como percentuais divididos por 100, ou seja, no caso de 34% colocamos na fórmula o valor 0,34.

Acreditamos, enfim, que todos esses conceitos são importantes dentro da Organização, não apenas para as áreas de Marketing ou Finanças.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.