Diversidade no Ambiente de Trabalho – Como Fazer Ela Somar, e Não Dividir

Antes de mais nada, vamos entender dois conceitos muito importantes aplicados ao nosso tema:

  • Diversidade, que é um conjunto de pessoas com características diferentes, compartilhando o mesmo ambiente. E essa diversidade pode ser de idade, de gênero, étnica, cultural, para citar algumas.
  • Já a inclusão, é o sentimento de fazer parte do grupo, de se sentir incluído.

Eu, particularmente, sempre busquei criar e manter ambientes de trabalho com diversidade (principalmente, de gênero e de idade), porque sempre acreditei que a diversidade proporciona equipes mais criativas, eficientes, e que dão melhores resultados.

E, de fato, eu sempre tive ótimos resultados com a diversidade no ambiente de trabalho. Não é à toa que as empresas estão cada vez mais buscando diversidade. Mas, será que a diversidade sempre traz bons resultados?

O Que as Pesquisas Dizem

Os pesquisadores Jehn, Northcraft e Neale realizaram um estudo de campo, de 1999, com 92 equipes de trabalho, divididas em diversidade de sexo e idade, diversidade de formação e diversidade de valores. Os resultados mostraram que no primeiro a diversidade influenciou positivamente a autoestima do grupo; no segundo, fez aumentar os conflitos de opinião, mas melhorou o desempenho; e no terceiro, diminuiu a satisfação individual e o compromisso com a equipe.

Um importante e premiado estudo foi conduzido pelo pesquisador Thomas Kochan e colegas, publicado em 2002. Este estudo resume os resultados e conclusões de cinco anos de análise sobre as relações entre diversidade e desempenho empresarial, concluindo que foram observados poucos efeitos diretos (positivos ou negativos) da diversidade sobre o desempenho.

Elizabeth Mannix e Margaret Neale, que há décadas estudam as relações entre diversidade e trabalho, afirmaram, num artigo de 2005, que estudos realizados nos últimos 50 anos revelam resultados controversos

Vamos analisar outro estudo sobre diversidade, mais recente, da consultoria global McKinsey & Company, publicado em 2020, baseado em dados coletados de mais de 1000 grandes empresas, em 15 países. Um dos resultados apontados mostra que as empresas que representam as 25% com mais diversidade de gênero, foram 11% mais provável de ter um desempenho financeiro melhor.

Mas, esse mesmo estudo diz que um terço das empresas analisadas (as com maior diversidade nas lideranças) obtiveram ganhos reais, porém, a maioria das empresas fez pouco ou nenhum progresso e, para algumas, a diversidade teve impacto negativo. E, outra informação interessante é que o sentimento geral sobre a diversidade é positivo para 52%; porém, o sentimento de inclusão é positivo para apenas 29%.

Algumas Conclusões Importantes

Portanto, com base nesses estudos, com base em vários outros estudos que eu já li, e, claro, com base na minha própria experiência, algumas conclusões importantes podem ser tiradas sobre diversidade:

  • A diversidade é uma realidade nos mercados de trabalho, mas para ser bem-sucedida, é necessário uma abordagem sistêmica a partir da alta direção, e um compromisso de longo prazo.
  • Deve haver uma perspectiva Organizacional que considere a diversidade como uma oportunidade para todos aprenderem uns com os outros como melhor realizar o trabalho.
  • Os gestores devem ser treinados e selecionados para trabalharem num ambiente diverso e inclusivo. Por quê? Porque profissionais preconceituosos, tóxicos, não são bons em nenhum ambiente, muito menos em ambientes com diversidade.
  • Diversidade feita apenas para mostrar para a sociedade ou para a matriz, sem inclusão, e sem preparo dos gestores, pode ser desastrosa. A função dos gestores é fundamental para harmonizar a diversidade e garantir inclusão (fundamental mesmo!).
  • A diversidade deve começar pelas lideranças, mas, não deve ficar apenas nas lideranças e, sim, estender-se por todos os níveis e setores da Organização.

As organizações que seguirem todos esses pontos, estarão no caminho para aproveitar as oportunidades que a diversidade oferece, tendo vantagem competitiva em relação àquelas que não o fazem.

Por favor, leia nossos Termos de Uso!