Vamos percorrer, aqui, uma visão geral das etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto. Essas etapas valem, guardadas as devidas proporções, tanto para pequenas, quanto para grandes Organizações; lembrando que as metodologias utilizadas para gestão dessas etapas sejam muito variáveis, bem como as nomenclaturas utilizadas dentro das Organizações, pois cada empresa procura utilizar aquilo que lhe parece mais adequado à sua Cultura.
Etapas do Desenvolvimento do Produto
Tudo começa com uma ideia. Um produto deve ser uma solução, portanto, em geral, a ideia surgiu por conta de uma necessidade, feedback do consumidor, pesquisa de marketing, ou planejamento estratégico, entre outras fontes. A ideia do produto deve estabelecer as suas características e requisitos.
A partir da ideia, deve-se fazer um estudo de viabilidade (uma análise de viabilidade), considerando todas as características do produto e os requisitos envolvidos. O objetivo da análise de viabilidade é aprovar ou não os trabalhos para colocar essa ideia em prática, iniciando o projeto de desenvolvimento do produto. Obviamente, o produto deve ser viável financeiramente (deve haver condições financeiras para se avançar até um determinado período após o início de vendas), viável tecnicamente (deve haver condições técnicas – próprias ou terceirizadas – para todas as fases do projeto), e viável economicamente (deve ser lucrativa a operação comercial desse produto).
Uma vez aprovado o estudo de viabilidade, inicia-se a etapa de desenvolvimento do produto propriamente dita, nessa etapa, em geral, ocorrem muitos testes e experimentos, pois o objetivo é chegar em um protótipo funcional (aqui, deve-se considerar, inclusive, o registro da patente). O protótipo deve ser validado conforme as características e requisitos do produto.
Após a validação do protótipo, parte-se para o desenvolvimento do processo de produção, envolvendo fluxo de montagem, inspeções requeridas, layout de linha, ferramental, fornecedores. Esse processo de produção deverá ter um momento de aprovação, após testes de produção, inspeções e auditorias de produto.
Concomitantemente ao desenvolvimento do processo de produção, deve-se iniciar um plano de marketing, que inclui, entre outras questões, a definição de canais de distribuição, logística, preço e propaganda.
Aprovado o processo de produção, inicia-se a venda, que é a comercialização propriamente dita.
Etapas do Desenvolvimento do Produto x Fases do Projeto
Vamos ver, agora, onde ficariam as etapas do desenvolvimento do produto, inseridas nas fases da gestão básica de projetos. Lembrando que “conceito” é a fase onde necessidades são transformadas em ideias; “planejamento” é a fase onde as ideias são transformadas em atividades; “execução” é a fase onde as tarefas ou atividades são transformadas em ações; e “encerramento” é a fase final, onde as ações são transformadas em documentação.
Sendo assim, a etapa da ideia está dentro da fase de conceito, em um projeto. O estudo de viabilidade fica dentro do planejamento. As etapas de desenvolvimento do produto, processo e plano de marketing, ficam na fase de execução; e a venda, logo após o encerramento do projeto.
Veja que existem dois importantes marcos de aprovação, o primeiro que se refere ao planejamento (e que, é claro, coincide com o estudo de viabilidade), e que permite que os trabalhos de execução (onde grande parte do esforço é despendido) sejam iniciados.
A última aprovação diz respeito a todo o processo de desenvolvimento, permitindo, assim, que o produto seja vendido.
Lembro mais uma vez que esse gráfico esquemático é didático e genérico, e que, dependendo da metodologia e nomenclatura utilizado na usa Organização, poderão ser encontradas variações.