O Simples (Mas Precioso) Conselho de Steve Jobs

O conselho de Steve Jobs

Steven Paul Jobs, conhecido apenas por Steve Jobs, um dos maiores nomes da inovação e empreendedorismo. Steve Jobs inovou com vários produtos. Foi um homem empreendedor e de visão quando convenceu seu amigo Steve Wosniak (que trabalhava na HP) a comercializar seu invento, o primeiro computador pessoal (teclado com cpu e monitor). Com Wosniak e Ronald Wayne, fundou, em 1976, a Apple, que, em 2021, tinha um valor de mercado (astronômico) de mais de 2 trilhões de dólares, e, junto com a Microsoft, estava no topo do ranking das empresas mais valiosas.

Lançou produtos como iMac (computador com várias incríveis funcionalidades para a época) em 1998, o iPod (tocador de mp3) em 2001, o iPhone, o revolucionário smartphone de 2007 (um telefone que era um pequeno computador de bolso, com teclado virtual, tocador de mp3, comunicador por internet, e que, no ano seguinte, incorporou a loja de aplicativos), e depois, em 2010, o iPad (um dispositivo um pouco maior que um smartphone, para leitura e navegação). Sempre na vanguarda, Jobs liderou equipes de engenheiros e programadores, e transformou a Apple em sinônimo de inovação.

inovações de steve jobs

E como ele pensava o marketing de seus produtos? Pois bem, numa Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, em 1997 (antes de todos os lançamentos que eu acabei de citar), entre tantas coisas, ele disse o seguinte (em tradução livre):

“Você tem que começar pela experiência do cliente e trabalhar para trás para chegar na tecnologia necessária. Você não pode começar pela tecnologia e tentar descobrir onde vai tentar vendê-la.”

Eu vejo que ele é muito claro ao enfatizar que a tecnologia deve ser criada para levar soluções ao cliente; é importante, então, conhecer bem o cliente e as suas necessidades!

Ele complementa dizendo, ainda:

“Que benefícios incríveis podemos dar ao cliente? Para onde podemos levar o cliente?”

Considerando a incrível trajetória de sucesso de Steve Jobs, com lançamentos de produtos que se tornaram referência e inovação e tecnologia, trazendo sempre novas soluções para o cliente, suas palavras merecem muita atenção e reflexão de qualquer um que esteja trabalhando em áreas como desenvolvimento de produto ou marketing.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro Mecânico (UFPR), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Mecânica (UFPR), pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV), Tem mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 20 dedicados a atividades de gestão e liderança, tendo trabalhado em renomadas empresas multinacionais, com vivência profissional internacional na Europa, Ásia e América Latina. Rodrigo obteve certificação Black Belt na metodologia Seis Sigma, certificação Practitioner em Programação Neurolinguística, certificação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, e formação complementar em Docência pela Fundação Getúlio Vargas. Rodrigo Vargas tem vários livros publicados nas áreas de gestão, finanças, e cognição; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2021 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.