Você já deve ter ouvido muita coisa sobre Cultura Organizacional, os seus variados tipos, o que é bom, e o que não é, e todo tipo de definição. Eu costumo dizer que a Cultura Organizacional nada mais é do que o conjunto de valores e crenças que vai determinar a forma de pensar e agir das pessoas que a formam. Durante meu trabalho como gestor, a minha maior preocupação sempre foi estabelecer uma Cultura que fosse, ao mesmo tempo, competitiva, eficiente, e aberta às mudanças, mas que proporcionasse um ambiente de trabalho agradável e onde prevalecesse o respeito; pois isso é o que, basicamente, leva uma Organização ao sucesso, garantindo a satisfação das partes envolvidas, a lucratividade, e a perpetuidade. Isso é o que eu chamo de Cultura de Melhoria, que, em resumo, é a Cultura Organizacional focada nos aspectos de eficiência, inovação e ambiente de trabalho.
Os Tipos Importam?
Na verdade, não importa se uma Organização tem uma Cultura mais tradicional ou mais moderna, mais formal ou mais informal, ou seja lá qual for a definição que se dê, desde que ela esteja focada em atingir e manter uma alta eficiência, e que proporcione inovação e bom ambiente de trabalho, buscando, assim, uma Cultura de Melhoria. O bom senso é o que importa!
A Formação da Cultura de Melhoria
Os vários anos de trabalho em cargos de responsabilidade gerencial, me mostraram que os fatores críticos do sucesso na formação de uma Cultura de Melhoria são:
- Lideranças Positivas
- As boas lideranças são capazes de inspirar pessoas e fazê-las enxergar um caminho melhor a ser percorrido, com vontade e disposição!
- As boas lideranças conseguem desenvolver os membros das equipes, de modo a serem capazes de atingir melhores resultados!
- Treinamento
- O treinamento deve ser amplo, de modo a atingir todos os membros da Organização;
- O treinamento deve ser focado na necessidade de cada um, e nas competências que precisam ser desenvolvidas;
- O treinamento é um importante fator motivacional
Eu tive a felicidade de ter conseguido implantar Cultura de Melhoria na grande maioria das Organizações onde trabalhei, considerando, claro, as áreas pelas quais eu fui responsável. Esse tema é tão rico e motivador, que eu escrevi um livro inteiro sobre ele: Cultura de Melhoria – Levando a Organização à Excelência.