A Estratégia da “Cauda Longa”

A Estratégia da "Cauda Longa"

Chris Anderson nasceu em Londres, mas, ainda criança, foi morar nos Estados Unidos, onde graduou-se em Física. Iniciou sua carreira como editor das revistas científicas Nature e Science. Em 1994, começou a trabalhar como editor da revista The Economist, onde ficou até 2001, quando, então, iniciou trabalho na revista Wired, onde permaneceu até 2012. No período em que foi editor da Wired, escreveu seu famoso artigo The Long Tail (A Cauda Longa), que deu origem ao seu best-seller A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho (The Long Tail: Why the Future of Business Is Selling Less of More, título original em inglês), publicado em 2006.

Em síntese, o pensamento do autor desvenda uma nova estratégia de varejo, em que se consegue oferecer (graças às novas tecnologias como internet e lojas online) uma variedade maior de itens e, como resultado, pode-se vender com base em uma gama muito maior itens. Como o próprio título de seu livro sugere, a estratégia da Cauda Longa permite vender menos de muito mais.  Em seu artigo de 2006, Chris Anderson faz um comparativo de empresas como Barnes&Noble e Amazon e, segundo ele, enquanto a primeira tinha cerca de 130.000 títulos disponíveis, a segunda tinha mais da metade das vendas de livros fora dos seus 130.000 títulos mais vendidos. Não à toa, a Amazon atingiu em setembro de 2008 o valor de 1 trilhão de dólares.

A Estratégia da "Cauda Longa"

Veja o que ocorreu, por exemplo, na área da edição de livros. Até os anos 2000, para você, como autor, vender livros precisava encontrar uma editora disposta a arcar com as despesas de impressão e distribuição, ou então, você mesmo teria que fazê-lo. Hoje, um autor pode vender livros pelo sistema print on demand, ou seja, o livro só é impresso na medida em que é vendido. Basta que o autor disponibilize o arquivo digital do livro, e as grandes empresas de varejo online farão o resto, podendo distribuir o livro a nível global. A estratégia de vendas “cauda longa” mudou os paradigmas de décadas e décadas, abrindo novas possibilidades e alcançando novos horizontes.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2018 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.