5 Regras de Liderança para o Dia-a-Dia do Gestor!

Eu trabalhei na indústria por quase 20 anos, sendo que mais de 13 foram em cargos de gestão, com grande responsabilidade sobre processos fundamentais do negócio. Nesse período, além de buscar desenvolver as competências de gestão que eu considero as mais importantes (gestão do tempo, estabelecimento de metas, organização, delegação de poderes, avaliação eficaz da equipe, desenvolvimento de competências, liderança, análise crítica, melhoria contínua, planejamento, visão detalhada dos processos que administra, visão geral dos processos da organização), procurei adotar 5 regras de ouro para o meu dia-a-dia, que eu acreditava serem relevantes, e que os anos de trabalho me mostraram ser imprescindíveis:

Faça o seu melhor! Faça sempre bem feito, quando lhe pedem, e quando não lhe pedem, quando tem gente vendo e quando não, quando for um trabalho grande e quando não. Sempre busque fazer o melhor, sem se perder no perfeccionismo inatingível, sem perder a noção da realidade.
Não aceite trabalho sem qualidade! Da mesma forma que você buscar fazer bem feito, exija de sua equipe, e (sim) de seus colegas, um trabalho de qualidade.
Prepare-se, e não tenha medo de errar! Eu sempre disse que se você tiver medo de errar, provavelmente isso acontecerá. Quando você vê um jogador de futebol se aproximar da marca do pênalti, quase que dá para prever o resultado se a expressão dele for de medo. Portanto, prepare-se para o trabalho, e aja com coragem!
Dê o exemplo! Eu considero isso fundamental para uma boa liderança. Isso quer dizer que você deve ser coerente com o seus discurso, por exemplo, quando eu era supervisor de produção de uma empresa fabricante de motores, era exigido o uso de óculos de segurança em várias áreas de montagem no chão de fábrica (isso foi há muitos anos atrás e não era comum aqui no Brasil), por isso, muitos relutavam em usá-lo. Se eu não fosse o primeiro a usar e exigir o uso, a regra não teria sido respeitada. Por isso, dê o exemplo e você ganhará um crédito de confiança imediato.
Seja ético! Sempre acreditei que a ética é o alicerce de qualquer profissional que se preze e que pretenda ser respeitado e admirado naquilo que faz. Haja o que houver, seja ético!

Siga, no seu dia-a-dia, essas 5 regras de liderança e você terá construído a base necessária para se tornar um bom profissional. É claro que isso só não basta, você deve também desenvolver as competências de gestão (que mencionei acima), mas, sem dúvida, esse é o melhor começo!


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.