Um Exercício Criativo para o CEO Fazer com o Planejamento Estratégico na Mão!

Um Exercício Criativo para o CEO Fazer com o Planejamento Estratégico na Mão!

O planejamento estratégico é um dos documentos mais importantes de uma Organização, ele contém a visão de futuro, os objetivos principais e seus planos de ação. Mas, o mais importante é que ele seja levado a cabo, que seja efetivamente concretizado para que se alcancem os benefícios esperados. E aí, logo após a conclusão dos trabalhos de preparação do planejamento, aparece um bom momento para uma reflexão do CEO, através de um exercício criativo simples, mas profundo: Imagine a equipe de seus principais gestores, e veja-os trabalhando em busca dos objetivos propostos. Libere sua imaginação e procure visualizá-los executando os planos de ação e enfrentando as possíveis dificuldades; extrapole do atual para o futuro, baseado no que você conhece de cada um. Talvez os executivos mais cartesianos tenham dificuldade, no início, em desenvolver esse processo criativo; porém, não desista, pois esse exercício poderá evitar dissabores e decepções futuras. Como parte do exercício, o CEO deverá ser capaz de responder algumas indagações naturais, quando se pensa em cada um dos seus gestores-chave:

  • O gestor demonstrou já ter sido capaz de atingir objetivos semelhantes?
  • O gestor vai precisar sair de sua zona de conforto? Já fez isso antes?
  • O gestor tem afinidade com o planejamento estratégico?
  • Como foi a participação do gestor na elaboração do planejamento estratégico? Contribuiu como?
  • O gestor já demonstrou ser proativo na gestão de sua equipe, buscando selecionar o melhor time, desenvolver competências e orientar?
  • O gestor tem um histórico de bons resultados?

Essas são, portanto, algumas das perguntas essenciais que um CEO eficaz deve saber responder. Sendo assim, uma análise cuidadosa em relação à sua equipe principal, considero eu, um fator tão importante quanto o conteúdo do próprio planejamento estratégico. Se você, como CEO, não estiver certo da competência do gestor diretamente ligado a você, parta, então, para uma etapa seguinte, agendando com ele uma conversa sobre o planejamento estratégico. Dessa forma, você poderá fazer perguntas e ouvir respostas, buscando evidências de que esse gestor realmente tem capacidade para dar conta de sua parte na realização da estratégia Organizacional.

Lembre-se do seguinte: quando você precisa ir a algum lugar realizar uma tarefa e precisa de companhia, não basta saber o caminho, precisa conhecer quem lhe acompanha!


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2019 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.