Perguntas para Fazer Antes de Iniciar um Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um dos documentos mais importantes de uma Organização. É ele quem deve mostrar o caminho a ser seguido e as ações a serem tomadas. A seguir, vou listar algumas das perguntas principais que devem ser respondidas pela equipe encarregada do planejamento estratégico, antes de iniciar sua elaboração.

#1 – Como é a nossa relação com os nossos clientes?

Quem são os nossos clientes? Quais os tipos de relações que têm sido mantidas? Quais os custos destas relações? O que o cliente valoriza? Qual é o nível de satisfação que o cliente tem demonstrado? Que tipo de insatisfação nosso cliente tem? Sabemos lidar com as insatisfações do cliente? Como a nossa marca é percebida pelo cliente e pelo mercado?

#2 – Como é a nossa relação com os nossos fornecedores?

Quais são os mais importantes, e por quê? Quais riscos estariam envolvidos numa situação de suspensão de contrato? Existem alternativas de suprimento para os principais fornecedores? Nosso fornecedores estão satisfeitos? Nós estamos satisfeitos com nossos fornecedores?

#3 – Como é nossa participação nos segmentos de mercado em que atuamos?

Como é o market share em cada um dos segmentos de mercado? Quais são os canais de distribuição? Quais são mais rentáveis? Quais são os mais antigos? Quais são os mais novos? Quais são os mais estratégicos? Qual foi a evolução nos últimos anos da nossa participação no mercado?

#4 – Como é a nossa estrutura de custos?

Quais são os maiores custos de nossos produtos ou serviços? Quais são os recursos mais importantes? Quais são as atividades mais caras? Que tipo de controle temos sobre nossos custos? Temos trabalhado a redução de custos, mantendo a qualidade do produto?

#5 – Como é a nossa saúde financeira?

Quais são as nossas fontes de receita? De onde vem nossa maior fonte de receita? Qual é nosso maior cliente? Como nossos clientes nos pagam, e como gostariam de pagar? Como é o perfil de receita atual, em relação a cada segmento de mercado? Nosso fluxo de caixa é saudável? Como solucionamos os problemas de fluxo de caixa?

O tema não se esgota aqui; e estas não são as únicas, obviamente, mas são perguntas fundamentais que devem ser respondidas de forma clara antes de se iniciar qualquer elaboração de planejamento estratégico.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro Mecânico (UFPR), pós-graduado em Engenharia de Manutenção Mecânica (UFPR), pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV), Tem mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 20 dedicados a atividades de gestão e liderança, tendo trabalhado em renomadas empresas multinacionais, com vivência profissional internacional na Europa, Ásia e América Latina. Rodrigo obteve certificação Black Belt na metodologia Seis Sigma, certificação Practitioner em Programação Neurolinguística, certificação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, e formação complementar em Docência pela Fundação Getúlio Vargas. Rodrigo Vargas tem vários livros publicados nas áreas de gestão, finanças, e cognição; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2021 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.