Perguntas-chave para Fazer Antes de Encerrar o Planejamento Estratégico

Perguntas-chave para Fazer Antes de Encerrar o Planejamento Estratégico

Muitas vezes, todo um esforço  aplicado em reuniões e discussões produtivas para criação do planejamento estratégico de uma Organização podem não surtir o efeito desejado, pelo simples fato de não considerar 3 questões fundamentais: razoabilidade, objetividade e comunicação. Para garantir que estes pontos estejam atendidos, devemos fazer 3 perguntas antes de considerarmos o ciclo do planejamento estratégico encerrado. Veja, a seguir, quais são elas:

#1 – O Planejamento estratégico considera um crescimento razoável para os próximos anos, levando-se em conta o mercado e  a concorrência?

O planejamento estratégico de uma Organização tem duas funções básicas: a primeira, é claro, estruturar a forma de crescimento e desenvolvimento da Organização, e, a segunda, propositadamente, impulsioná-la. Portanto, queremos um planejamento estratégico focando o maior crescimento possível, dentro, obviamente, da razoabilidade. Ele deve ser tão ambicioso quanto possível, e tão realista quanto necessário.

#2 – Estão claras as ações que são vitais para a concretização do planejamento?

Ao final do planejamento, devemos ter muito claramente quais são as ações fundamentais para o atingimento dos objetivos-macro do planejamento. São aquelas ações às quais devemos dar atenção redobrada, para que tenhamos a certeza que transcorram conforme planejado, de modo a não colocar em risco todo o esforço já aplicado pela Organização, e garantir a realização do objetivos iniciais conforme o planejamento.

#3 – Há um plano de ação específico para disseminar os objetivos/ações do planejamento estratégico em todos os níveis da Organização?

Ok, temos um planejamento estratégico bastante razoável, e identificamos todas as ações fundamentais que devem ocorrer, porém, para que tudo isso se realize, devemos mover a Organização numa mesma direção, e conforme planejado. Para isso, precisamos comunicar e envolver todos os membros da Organização. Portanto, deve haver um plano de ação específico para isso de modo que tenhamos toda a Organização engajada na realização do planejamento estratégico.

São, sem dúvida, perguntas simples, mas que já vi serem negligenciadas em importantes Organizações. Não corra esse risco! Antes de considerar um ciclo de planejamento estratégico encerrado, faça essas 3 perguntas-chave e garanta um caminho próspero na busca dos objetivos maiores da Organização.


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2018 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.