O Paradoxo de Jevons

O Paradoxo de Jevons

O paradoxo de Jevons foi descrito pelo economista inglês William Stanley Jevons, em seu livro The Coal Question (A Questão do Carvão – em tradução livre) publicado em 1865. Na sua análise, o autor observou que os avanços na eficiência das máquinas à vapor, proporcionaram um consumo menor de carvão para produzir a mesma quantidade de energia, porém, levaram a um consumo total de carvão maior, devido a uma maior demanda. Dessa forma, o paradoxo de Jevons ocorre sempre que o aumento na eficiência de utilização de um determinado recurso leva, não a uma redução, mas a um aumento no consumo total desse recurso. Esse é o efeito produzido por uma curva de consumo elástico*, ou seja, aquela em que a redução de custo provoca um aumento proporcionalmente maior na sua demanda.

O Paradoxo de Jevons

Um exemplo conhecido por todos é o caso dos emails e aplicativos de mensagem. Embora essas ferramentas aumentem a eficiência da nossa comunicação, ao invés de economizarmos tempo, acabamos passando mais horas do nosso dia envolvidos com comunicação, devido ao aumento no volume de comunicação e na demanda de utilização dessas mesmas ferramentas.

Portanto, nem sempre um aumento na eficiência de utilização de um determinado recurso refletirá uma redução de seu consumo total, há que se ponderar sobre a elasticidade da curva de seu consumo.

*Consumo elástico é aquele em que a redução de custo provoca um aumento percentualmente maior no seu consumo, enquanto que o consumo inelástico é aquele em que a redução no custo provoca um aumento percentualmente menor no consumo.
Curva perfeitamente elástica é aquela em que o consumo se altera infinitamente com uma alteração de preços. Curva perfeitamente inelástica é aquela em que o consumo não se altera quando há uma alteração nos preços.

 


Comunicar Erro: Clique Aqui!


Autor: Rodrigo Vargas – Engenheiro mecânico (UFPR), pós-graduado em engenharia de man. mecânica (UFPR), pós-graduado em gestão empresarial (FGV), com mais de 17 anos de experiência em ambiente industrial, sendo mais de 13 anos ocupando cargos de gestão na indústria automotiva e eletroeletrônica; compartilhando conhecimento sobre gestão, há mais de 10 anos, através do portal GestaoIndustrial.com.


Copyright © 2009-2018 – Rodrigo Vargas e seus licenciantes - Material protegido - Para usos permitidos consulte os Termos de Uso. Infrações à lei e a estes Termos podem sofrer as penalidades cabíveis, na esfera civil e criminal.