Não é raro encontrar colaboradores nas Organizações (pelo menos aqueles que não são dedicados à área de Marketing ou Financeira) desconhecerem ou confundirem os conceitos relativos a lucro (bruto, operacional e líquido) e margem de lucro. No entanto, esses conceitos são importantes e podem aparecer em várias situações numa Organização, não apenas nos redutos financeiro e de marketing. Ademais, esses conceitos não são complexos, e podem ser compreendidos com certa facilidade. Para um melhor entendimento, vamos discorrer sobre receita, lucro, e margem de lucro, conforme o sistema de custeio de absorção (exigido legalmente no Brasil).
Receita
Receita bruta: é o valortotal faturado pela Organização (inclui os impostos ICMS e PIS/Cofins).
Receita líquida: é a receita bruta menos os impostos s/ vendas.
Lucro
Lucro bruto: é a receita líquida menos mão de obra direta, custo de matéria-prima, e custos indiretos de fabricação.
Lucro operacional: é o lucro bruto menos as despesas operacionais, tais como administrativas, vendas, e outras (incluindo as financeiras).
Lucro líquido: é o lucro operacional menos o saldo de receitas/despesas não operacionais, e menos o imposto de renda.
Margem de Lucro
Margem de lucro bruta: é o lucro bruto dividido pela receita líquida.
Margem de lucro operacional: é o lucro operacional dividido pela receita líquida.
Margem de lucro líquida: é o lucro líquido dividido pela receita líquida.
Markup
Vale a pena abordarmos aqui o conceito de markup. Esse conceito, muitas vezes é confundido com margem de lucro que, como vimos, é outra coisa.
O markup é um índice que se aplica ao custo unitário líquido (custo unitário de fabricação + IPI) para se chegar ao preço de venda.
Preço = Custo Unitário Líquido x Markup
No entanto, para se chegar ao markup que queremos, de acordo com as despesas que temos, e de acordo com a margem de lucro (percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda) que procuramos, podemos utilizar a seguinte fórmula:
Markup = 1 / (1 – despesas(%) – frete(%) – ICMS/PIS/Cofins(%) – margem de lucro(%))
Lembrando que os valores de despesas, frete, impostos, e margem de lucro entram na fórmula como percentuais divididos por 100, ou seja, no caso de 34% colocamos na fórmula o valor 0,34.
Acreditamos, enfim, que todos esses conceitos são importantes dentro da Organização, não apenas para as áreas de Marketing ou Finanças.