Podemos definir “pontualidade” como sendo o cumprimento de horário ou compromisso, certo? Mas, isso dá margem a interpretações… O que é, realmente, cumprir horário? Imagine essa situação de dia a dia: você tem uma reunião marcada para as 16 horas, a que horas você chegaria para se considerar pontual?
a) 16h, pois esse é o horário marcado;
b) 16h05, pois sempre ocorrem atrasos nas reuniões;
c) 15h55, para chegar antes do início.
Se você escolheu a alternativa “c”, parabéns! Chegar depois do horário é inaceitável do ponto de vista profissional, e chegar às 16h também está errado, pois este é o horário para começar a reunião, não é o horário para você chegar (e é por isso que eu costumo dizer que se você chega no horário, já está atrasado).
Mas, aí vem aquele tipo dizendo: “Ah!… Eu tenho que mostrar que tenho muitos compromissos, por isso me atraso”. A única mensagem que esse tipo está passando é que ele é desorganizado, e não tem a devida consideração e respeito por você.
A gente mostra que tem compromissos e organização, saindo no horário combinado, ou aguardando um tempo máximo, caso o compromisso não se inicie!
Muitos anos atrás, eu assisti a uma palestra do consultor Philip Crosby (do Zero Defeito) em que ele recomendava valorizar seu tempo, e, falando dos atrasos em reuniões, ele dizia para impor limites, e não ficar esperando indefinidamente. Claro que você deve se nortear sempre pelo bom senso!
Veja essa história que me foi contada por um conhecido de longa data. Ele era instrutor de treinamento gerencial, e foi fazer uma visita para vender um curso em uma grande empresa. Ele me contou que chegou bem antes do horário marcado, esperou para ser atendido pelo potencial cliente, e quando o atraso chegou a 15 minutos, ele avisou na recepção que não poderia aguardar mais, pois atrasaria outros compromissos. Ele me disse algo assim: “Rodrigo, o cliente tem que respeitar o meu tempo, tanto quanto eu, o dele.” Esse meu conhecido não poderia ter agido de modo diferente, pensei eu, pois, qual credibilidade ele teria, como instrutor, se ficasse indefinidamente esperando. Se ele perdeu ou não aquela venda, não sei, mas sei que ser pontual, exige hábito. Ser pontual deve ser tão natural como respirar.
Veja esse caso que aconteceu no começo de 2023, em que houve uma confusão na entrada de um teatro, por conta de 50 pessoas que chegaram atrasadas e queriam entrar. Acontece que outras 623 pessoas já estavam sentadas em seus lugares assistindo ao início da peça. Os retardatários não tiveram autorização para entrar, e por isso a confusão. O consagrado ator Antonio Fagundes, sobre essa confusão, publicou um vídeo dizendo, entre outras coisas, o seguinte:
“A nossa peça, Baixa Terapia, começa rigorosamente no horário marcado e nós não permitimos a entrada de ninguém após o início do espetáculo exatamente para que você não tenha essa experiência desagradável das pessoas passando na sua frente, enquanto você quer ver a peça que já começou… Se você for assistir Baixa Terapia, chegue uma meia horinha antes, com calma…”
Além de grande ator, presta um grande serviço ao disciplinar seu público, pois o horário marcado da peça, obviamente, não é para o expectador chegar, é para a peça começar!
E quando falamos de reuniões, sejam presenciais ou por vídeo, é a mesma coisa. O horário marcado, não e para você chegar, mas é para a reunião começar… Veja, então, as principais vantagens em ser pontual:
- Credibilidade: sem dúvida, você confiará muito mais em quem cumpre os horários de modo eficaz!
- Profissionalismo: ser pontual fala muito do respeito que você demonstra pelos outros. É difícil ser visto como um profissional sério quando se entra 10 minutos atrasado em uma reunião!
- Organização: pois ser pontual demostra capacidade de organizar a sua agenda e lidar com seus compromissos!
- Produtividade: ser pontual lhe permite analisar tudo do início ao fim, observar o que é importante, e assimilar as informações de modo completo. Organizar e cumprir seus compromissos de modo adequado lhe permite ganhar produtividade.
E, além de tudo, isso tudo faz com que você seja visto com bons olhos pela Organização como um todo, com um impacto positivo em sua carreira!