O Efeito Asch

Nas Organizações, como na vida, tomamos decisões diariamente, sobre quase tudo. Desde a cor da fachada da empresa, até o próximo lançamento de produto. Essas decisões podem ser tomadas unilateralmente, por decisão baseada em autoridade; ou por decisão em grupo, e, na prática, as mais usadas são: por votação ou por consenso.

Vamos analisar, então, as decisões em grupo. As decisões por votação são aquelas que ouvem o voto de cada um, computando um resultado. As decisões por consenso, muito usadas e muito estimuladas em várias Organizações, propõe a concordância e o entendimento em favor do que seja supostamente melhor para todos. Tudo isso é muito bonito, em teoria, porém, na prática, será que é assim que está acontecendo na sua empresa?…

O Experimento de Asch

Para analisarmos a questão das decisões de grupo, precisamos entender a interessante (e clássica) pesquisa sobre psicologia social de Solomon Asch, um psicólogo polonês-americano, que, a partir de 1951, realizou uma série de experimentos para investigar até que ponto a pressão social advinda da resposta (ou opinião) de um grupo poderia afetar e influenciar a resposta (ou opinião) de uma pessoa.

O experimento perguntava a um grupo qual a linha da direita (1, 2 ou 3) tinha o mesmo comprimento da linha da esquerda (linha referência). Foram formados 18 grupos, com estudantes da Faculdade Swarthmore (localizada na Pensilvânia-Estados Unidos). Os participantes não sabiam que se tratava de um experimento sobre psicologia social, pois foi lhes dito que era um teste de visão.

No entanto, em 12 dos 18 grupos, foram colocados apenas um estudante que achava que era um teste de visão (que vamos chamar de participante real), todos os outros eram falsos, pois estavam combinados com o prof. Asch para responderem propositadamente errado. Assim, o objetivo era ver a reação do participante real diante da resposta errada que os outros dariam, e de que forma isso poderia influenciar a sua resposta; já que o participante real era sempre um dos últimos a responder. Nos outros 6 grupos, só havia participantes reais (eram grupos de controle), para verificar quais respostas seriam dadas em condições normais.

Você acha difícil que o participante real fosse mudar sua opinião, falando o número de outra linha que não a correta, apenas para se alinhar com o pensamento do grupo? Pois bem, 76,5% dos participantes reais concordaram com o grupo, pelo menos uma vez, respondendo de forma errada. Nos grupos em que só havia os participantes reais, apenas 1% deu resposta errada.

O Efeito Asch

Esse experimento, por consequência, acabou originando o chamado efeito Asch, que é a tendência da pessoa em ceder à pressão social e alinhar sua resposta com a da maioria em um grupo, mesmo considerando essa resposta equivocada. Mas, por que isso ocorre? Alguns dos motivos que levam uma pessoa a se alinhar com a maioria podem ser:

  • Esperar aprovação, ou evitar rejeição;
  • Querer fazer parte do grupo;
  • Tter baixa autoconfiança;
  • Ter medo de ser diferente;
  • Intimidar-se com a presença de alguém no grupo que tenha determinada autoridade.

Sendo assim, esses são pontos importantes para reflexão! E, se você é gestor, fique muito atento a eles, e lembre-se do efeito Asch, para evitar decisões erradas, e ter certeza de que as decisões em grupo estejam sendo legítimas e verdadeiras.

Por favor, leia nossos Termos de Uso!