As metas e objetivos, sejam corporativos ou individuais, fazem parte da vida profissional de qualquer um. Para facilitar o atingimento de metas, siga essas dicas:
#1 – Conheça o seu pessoal: conheça a competência de cada um; desenvolva as potencialidades das pessoas; melhore, continuamente, o desempenho de sua equipe.
#2 – Envolva sua equipe: tenha conversas frequentes sobre as metas, os resultados e novas soluções; faça com que todos “respirem” as metas diariamente; e atrele as metas mais significativas ao bônus (participação nos lucros e resultados). Peça um plano de cada membro da equipe que mostre como ele pretende atingir suas metas. Você será medido por resultados, faça isso com as pessoas de sua equipe!
#3 – Reconheça quem faz: não economize elogios honestos com quem atinge resultados; mostre reconhecimento pelos bons resultados
#4 – Não tolere mau desempenho: diga exatamente o que você espera de cada membro de sua equipe! Mesmo os bons perdem motivação e rendimento ao perceberem que o mau funcionário, ou o mau resultado, é tolerado dentro da equipe. Lembre-se de que uma maçã podre no cesto estraga as demais.
#5 – Desafie-se, e desafie sua equipe: desafie cada um de sua equipe a ser melhor, a fazer melhor. Diga “não” ao conformismo; ninguém cresce na zona de conforto; não se contente com pouco. O líder sempre se questiona: isso pode ser feito melhor? O líder não apenas questiona a si mesmo, mas também, aquilo que sua equipe faz.
#6 – Crie uma atmosfera positiva: tenha otimismo, mas sem burrice! Ensine sua equipe que o resultado vem para quem trabalha arduamente. Um ambiente positivo é mais propício aos grandes resultados.
#7 – Não se omita: assuma suas responsabilidades, e exija o mesmo de sua equipe. A omissão pode causar prejuízos incalculáveis.
#8 – Aprenda com os erros: não os repita! E cobre o mesmo comportamento de sua equipe. Todo erro traz um importante ensinamento, aproveite-o.
#9 – Apoie os membros de sua equipe: apoie e de dê suporte a cada um de sua equipe, mas cobre dedicação, empenho e resultado. Mas, atente que apoio não é paternalismo. Apoio é positivo, paternalismo é negativo.
#10 – Não tenha medo de mudar: encare a mudança como sendo uma oportunidade de melhoria. Experimente, lembre-se de que: “nem toda mudança gera melhoria, mas não há melhoria sem mudança”.
Os meus vários anos trabalhando com gestão em grandes e pequenas empresas me mostraram que cuidar bem desses pontos é fundamental para criar uma equipe competitiva e que atinja bons resultados.
Este artigo foi escrito baseado no meu livro: “52 Bons Hábitos de Gestão, Liderança e Relações Humanas”, disponível na Amazon.