Cuidando da saúde financeira da empresa!
Atribuições
A Tesouraria, vinculada à área Financeira, trata das operações monetárias necessárias à eficácia dos processos financeiros da indústria. A Tesouraria é responsável pelas contas à pagar, contas à receber, pela análise de crédito e risco financeiro, pelo relacionamento bancário, aplicações financeiras, e financiamentos.
Principais Interações
A Tesouraria é uma área que tem importantes e sensíveis interações, pois envolvem dinheiro, com a própria Organização, com os clientes e fornecedores, com bancos e instituições, com o governo e a própria sociedade. É necessário que haja profissionais zelosos e dinâmicos, para que os resultados das movimentações, sejam elas pagamentos ou recebimentos, aplicações ou financiamentos, sejam eficientes e confiáveis.
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é o método de registro e apresentação, através de relatórios devidamente estruturados, das entradas e saídas monetárias resultantes de todos os processos internos e externos geradores de movimentação financeira, de modo a permitir a análise de seus números e saldos.
O relatório de fluxo de caixa deve ser realizado em base diária e mensal, no caso de base diária, esta deverá ter uma projeção de pelo menos 30 dias, e no caso da base mensal, uma projeção de pelo menos 6 a 12 meses. É de extrema importância o controle adequado e criterioso do fluxo de caixa para a saúde financeira da Organização. As duas linhas que devem atrair a atenção dos gerentes e analistas são: “geração de caixa” e “saldo final de caixa”.