Entendendo alguns aspectos econômicos importantes!
Estive na China em 2010 e tive a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e do modo de vida do povo chinês. É fácil entender o fenômeno do crescimento da economia da China, quando percebemos que, além do enorme mercado de exportação, pois é o maior exportador do mundo, representando cerca de 27% do seu PIB (no Brasil nossas exportações representam aprox. 11% do PIB e nos US cerca de 10% de acordo com estimativas da CIA para 2011) a China tem um enorme mercado interno, altamente consumista.
Veja abaixo um mapa com a localização geográfica da China e, em seguida, outro com as suas regiões, províncias e municipalidades.


Na cidade onde permaneci por um mês, próxima a Shanghai, o comércio, em geral, abria às 8h da manhã e fechava às 22h. Mesmo nos feriados, o comércio abria, os bancos funcionavam, e o chinês comprava. Desse modo, os feriados pareciam dedicados à indústria, não ao comércio. Aliado ao forte consumo, a China apresenta um dos maiores índices de investimento. Segundo os dados da CIA relativos a 2010, os investimentos na China representavam 47,8% do PIB, enquanto que no Brasil, 18,5% do PIB, e nos US, 12,8%. Veja os gráficos abaixo:

Sendo assim, com alto consumo, e alto investimento, com a produção acompanhando o consumo, o resultado acaba sendo também um alto crescimento da economia. Para ter uma ideia melhor, veja a variação do PIB ao longo do tempo, para as economias da China, Estados Unidos, e Brasil:

Os desafios do governo chinês estão fortemente ligados à sua disponibilidade energética, já que, segundo dados da Agência Central de Inteligência Americana (CIA), o balanço energético chinês é mínimo. Veja o gráfico abaixo:

o Brasil tem um índice de inflação que merece atenção, não apenas pelo histórico de hiperinflação, mas pelos ocasionais descontroles, como visto em 2015. Ao contrário, China e Estados Unidos tem uma situação de maior controle. Veja, abaixo, um comparativo com os valores das taxas de inflação da China, Brasil e Estados Unidos:

No gráfico abaixo, veja o comportamento da balança comercial da China, Brasil e USA:


Veja mais informações e fotos da China no livro CHINA – The Oriental Giant (em inglês), clicando no link a seguir e entrando na Amazon.com