Transportes

Questão-chave para o sucesso do negócio!

 

Introdução

O sistema de Transportes utilizado numa Organização industrial representa papel importante e significativo não apenas na questão de satisfação do cliente, pelo fato de fazer o transporte no prazo estabelecido e com qualidade, mas também na questão dos custos.

É de suma importância, focar a eficiência da operação, com objetivo na satisfação do cliente, buscando estabelecer um sistema de transportes eficaz, pautado no adequado equacionamento das variáveis modais, nas possibilidades de integração e nos melhores parceiros logísticos. A questão é buscar parcerias, sem perder a competitividade!

 

A adoção do sistema de transportes multimodal, significa dizer que o provedor logístico fará, através de um único contrato e gestão, a integração de todos os modais (rodoviário, hidroviário, aéreo, ferroviário e dutoviário) utilizados no transporte, sendo, então, responsável por todo o transporte. Ao contrário, no sistema intermodal, cada provedor será responsável por um modal, ou por etapas desse modal.

 

Custos de Transportes

Os custos dos transportes representam, usualmente, 60% dos custos logísticos, pelo que se percebe claramente a importância da gestão de transportes numa Organização Industrial. Os outros custos logísticos são aqueles relacionados à manutenção dos estoques (custo financeiro, seguros, ...), à armazenagem (aluguel de área, custos de movimentação, custos de equipamentos, ...), e à administração logística em si. Veja a tabela abaixo:

 

Em relação aos custos usuais de transportes, estes podem se situar entre 0,5% e 2% para o frete sobre as vendas líquidas, e entre 0,5% e 1,5% para o frete sobre as compras. Mas veja que estes números refletem nossa experiência, mas podem admitir variações, como já dissemos, pois tratam-se de aproximações. Muitas vezes, numa mesma Organização, para um mesmo serviço, diferentes provedores logísticos cotam diferenças bastantes significativas.

 

Parâmetros do Transporte no Brasil

Veja abaixo dois gráficos interessantes sobre a matriz de transportes no Brasil, o primeiro mostra o comportamento de nossa matriz de transportes nos anos de 1993 e 2000, o segundo faz um comparativo entre Brasil e Estados Unidos.

 

 

Características dos Diversos Modais de Transporte no Brasil

Abaixo, duas tabelas com as características do modais de transportes, a primeira dá uma idéia do custo de construção e manutenção, e a segunda, as características operacionais: 

 

A Cubagem no Transporte de Cargas

Cubagem, no transporte de cargas, significa encontrar a relação peso/volume padrão para um determinado modal. Como os custos operacionais são muito mais afetados pelo volume, que pelo peso, a carga tem seu peso real comparado ao seu peso cubado (cálculo padrão), e o valor cobrado incidirá sobre o maior.

 

Para entender melhor, imagine uma carreta de 33 toneladas carregada apenas com isopor. Se a empresa transportadora fosse cobrar o frete considerando o peso real, o valor seria insignificante, inviabilizando seu transporte. Nesse caso, quando o peso real é inferior ao peso cubado, a transportadora faz a cobrança baseada na cubagem

CUBAGEM

DENSIDADE PADRÃO

TRANSPORTE AÉREO*

166,67 Kg / m³

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

300 Kg / m³

TRANSPORTE MARÍTIMO

1.000 Kg /m³

*Estabelecido pela IATA ((International Air Transport Association)

 
À partir da tabela acima, para encontrar o peso cubado de um palete, basta calcular o seu volume (A x L x P) e multiplicar pela densidade padrão do respectivo modal.
 
 

Mapas dos Sistemas de Transportes no Brasil

MAPA RODOVIÁRIO BRASILEIRO (Cortesia do BIT - Banco de Informações e Mapas de Transportes - Ministério dos Transportes)

Clique no mapa para aumentar o tamanho.

 

MAPA FERROVIÁRIO BRASILEIRO (Cortesia do BIT - Banco de Informações e Mapas de Transportes - Ministério dos Transportes)

Clique no mapa para aumentar o tamanho.

 

MAPA HIDROVIÁRIO BRASILEIRO (Cortesia do BIT - Banco de Informações e Mapas de Transportes - Ministério dos Transportes)

Clique no mapa para aumentar o tamanho.

 

 

MAPA DE AEROPORTOS DA REDE INFRAERO (Cortesia da Infraero)

Clique no mapa para aumentar o tamanho.