Modelo de Gestão

Para reger os talentos e chegar aos resultados!

Introdução

Você já deve ter visto vários modelos propostos de gestão, com os mais variados nomes, desenhos e layouts. Alguns bastante interessantes, outros complexos demais, e outros sem o foco necessário.

Cada empresa parece estar buscando propor seu modelo próprio de gestão, o que de um lado é positivo, pelo fato de haver o interesse e a preocupação em estabelecer formalmente (e buscar seguir) um modelo eficiente de gestão; de outro, pode causar a impressão que esse suposto modelo de gestão varia muito, coisa que, na essência, não deveria ocorrer, pois essa essência da gestão eficaz não varia dessa forma.

 

A gestão eficaz deve procurar trabalhar com os elementos-base (pessoas, processos e tecnologia), e os elementos-chave (clientes, acionistas, sociedade, organização e parceiros) na busca de resultados melhores, através de um planejamento estratégico e do fortalecimento das lideranças.

Os resultados melhores podem estar ligados a aumento de vendas ou receita, mas também a uma ou mais das seguintes vantagens competitivas:

  • Qualidade: capacidade de atender e superar as expectativas do cliente em relação às características do produto.
  • Produtividade: capacidade de fazer mais com menos recursos, com aumento da velocidade de produção.
  • Satisfação: capacidade da Organização em atender os pedidos no prazo, solucionar eficientemente eventuais problemas no pós-vendas, e responder eficazmente os questionamentos do cliente, da própria Organização e da sociedade.
  • Inovação: capacidade de encontrar soluções novas e melhores para o cliente.
  • Custo: capacidade de reduzir os custos do produto, reduzir as perdas do processo produtivo, e reduzir os custos da não-qualidade.
  • Flexibilidade: capacidade de responder satisfatoriamente às alterações de pedidos, demandas e especificações dos clientes.

 

Modelo

Independentemente do layout proposto do modelo de gestão em questão, o importante é compreender a essência de seu funcionamento, coisa que buscamos mostrar no desenho abaixo, em que tentamos simplificar e resumir um modelo de gestão eficaz para uma organização. 

 

A representação que utilizamos é a de engrenagens, que dá a nítida idéia de que tudo deve estar sincronizado e devidamente alinhado para obtermos os bons resultados. Além disso, essa representação mostra que as ações e processos são consequência de outras ações e processos anteriores. No modelo representado na figura abaixo, você vê os players mais relevantes, e a influência principal de seu movimento.